Capítulo 43: A Ira de Ko Jung-soo

Chaebol da Península: Desde 1954 Rabanete que come 2663 palavras 2026-07-30 07:21:41

Fora de casa.

Koh Jung-soo chegou à cozinha e viu Lee Il-hwa agachada no chão, limpando as entranhas de um robalo.

Com uma faca de cozinha, ela abriu a barriga do peixe.

Enfiando a mão na barriga do animal, retirou uma grande quantidade de intestinos, fígado, coração, pulmões e rins...

— Jung-soo, ajude-me a jogar isso para as galinhas — disse Lee Il-hwa, sem sequer levantar a cabeça.

Ao ouvir aquilo, Koh Jung-soo sentiu como se tivesse engolido uma mosca. Ela pegou um pedaço de pau, franziu o nariz, segurando-o com uma mão, enquanto com a outra usava a vareta para erguer os intestinos do peixe.

Aquilo, ensanguentado e nojento, era ainda mais repulsivo para ela do que os pés fedidos de Kim Il-tae.

Desde pequena, sempre sentira uma aversão profunda por aquilo e nunca havia saído para pescar no mar.

Era o oposto completo de sua irmã mais nova, Koh Jung-eun.

— Jung-soo, por que você continua com essa mania de infância? Agora você já é uma moça grandinha, no futuro vai se casar e ter filhos, precisa aprender a cuidar da casa e do marido — resmungava Lee Il-hwa, falando pelos cotovelos.

Com uma expressão de total desgastada, Koh Jung-soo respondeu:

— Não vou me casar, não quero marido e muito menos filhos. Quanto aos afazeres domésticos, que os faça quem quiser, porque eu não vou fazer.

Lee Il-hwa já estava acostumada com as tiradas surpreendentes da filha mais velha:

— Mas você precisa comer, não é? Se nem ao menos sabe limpar um peixe, o que vai comer?

Koh Jung-soo esteve prestes a dizer que comeria fora, mas pensou melhor e ficou em silêncio.

Desde que se entendia por gente, a mãe cuidava de sua rotina e de sua alimentação.

Quando entrou na faculdade, havia o alojamento e o refeitório; bastava-lhe pagar as despesas de subsistência todos os meses.

No entanto, ao ingressar na sociedade, percebeu que aquele esquema escolar não funcionava no mundo real.

Para comer, era preciso pagar, e a comida era pior do que a lavagem para porcos.

Quanto ao lugar para dormir, nem se fala: úmido, escuro, apertado, tendo de dividir um quarto minúsculo com várias outras mulheres — oito pessoas espremidas no mesmo dormitório, onde o ar fedia a maresia e a massa podre de bolinhos.

Conseguira aproveitar uma folga para voltar para casa e respirar um pouco, apenas para dar de cara com aquele homem insuportável, Kim Il-tae.

— Jung-soo, quanto você está ganhando por mês agora? — perguntou Lee Il-hwa casualmente.

Ao falar do salário, Koh Jung-soo ergueu o queixo:

— Mil e oitocentos wons por mês! E isso é só o salário do período de experiência. No ano que vem, quando eu for efetivada, poderei receber dois mil e duzentos wons por mês! Mãe, quando esse dia chegar, você não precisará mais trabalhar tanto assim.

Lee Il-hwa assentiu com a cabeça:

— Mil e oitocentos wons já é bastante coisa. Mas não se preocupe comigo, minha vida agora está muito boa, tudo graças ao Il-tae.

Ao ouvir a mãe mencionar Kim Il-tae, a raiva de Koh Jung-soo subiu à cabeça:

— Mãe, evite andar com o Kim Il-tae daqui em diante. E outra coisa, como é que você pôde deixá-lo deitado no assoalho da nossa casa? Se isso espalhar, os outros vão começar a cochichar e falar mal da gente.

Lee Il-hwa ficou completamente confusa, sem entender nada:

— O que houve com você? Tomou o remédio errado? O Il-tae é um rapaz tão bom, trabalhador, dedicado e, acima de tudo, honesto, além de ser extremamente atencioso com a sua irmã. Viu este peixe? Foi o Il-tae quem pegou!

— Il-tae, Il-tae... Por que você o chama com tanta intimidade? Afinal, quem é sua filha, ele ou eu?

— Claro que você é minha filha.

— Então eu exijo que você corte relações com o Kim Il-tae. De hoje em diante, não quero nenhum tipo de contato com ele, e o melhor seria nem sequer olhar na cara dele! — declarou Koh Jung-soo.

Lee Il-hwa levantou-se, limpou as mãos no avental e estendeu a mão para tocar a testa da filha:

— Que estranho, não está febril.

Quase enlouquecendo, Koh Jung-soo deu um tapa na mão da mãe para afastá-la:

— Eu não estou com febre!

Dito isso, saiu correndo aos pisões.

Lee Il-hwa balançou a cabeça e sentou-se novamente:

— Deve ser o estresse do trabalho. Ah, parece que tirar notas boas nem sempre é uma vantagem; a Jung-eun jamais faria uma coisa dessas.

À noite.

As primeiras luzes se acendiam e o céu se cobria de estrelas e lua.

Kim Il-tae, Lee Il-hwa, Koh Jung-eun e Koh Jung-soo sentaram-se em volta da mesa para jantar.

O clima à mesa estava bizarro.

Lee Il-hwa e Koh Jung-eun enchiam freneticamente o prato de Kim Il-tae com comida, de modo que a tigela dele parecia uma pirâmide.

Enquanto isso, Koh Jung-soo remoía a própria raiva, descontando toda a frustração em um congro à sua frente.

Ela imaginava que o peixe era Kim Il-tae e espetava o animal com os hashis, abrindo-lhe cento e oito buracos transparentes.

— Mana, eu me lembro que você era a que mais gostava de comer congro. Por que não está comendo hoje? — perguntou Koh Jung-eun, sem entender nada.

Koh Jung-soo respondeu com rispidez:

— Não estou com fome!

Muito mais do que falta de apetite, a raiva já a tinha deixada cheia.

Sendo uma aluna brilhante aprovada na Universidade de Seul, ela sempre fora a menina dos olhos da família desde pequena. Tudo o que havia de bom em casa era reservado primeiro para ela, e onde quer que estivesse, ela era o centro absoluto das atenções, uma verdadeira estrela.

Agora, toda aquela regalia havia sido roubada por um homem. Ao ver a bajulação estampada no rosto de Lee Il-hwa e Koh Jung-eun, o sangue fervia.

"Não vou comer mais!"

Koh Jung-soo largou os hashis e foi para fora de casa admirar a lua com o rosto tomado pela irritação.

Koh Jung-eun quis ir atrás dela, mas foi detida pela mãe:

— Deixe-a ir para onde quiser, quem ela pensa que é? Sempre teve esse gênio difícil na escola, e agora que está trabalhando continua com essa mesma arrogância. Ganhando mil e poucos wons por mês, quem não a conhece pensaria que ela fatura dezoito mil!

Naturalmente, Kim Il-tae sabia exatamente qual era o motivo de tudo aquilo.

No entanto, aquele tipo de assunto não podia vir à tona e precisava ser enterrado no silêncio.

— Oppa, a que horas vamos pescar no mar amanhã? — perguntou Koh Jung-eun, com a cabeça tomada por pensamentos sobre a pesca.

Kim Il-tae sorriu cordialmente e disse:

— Não tenha pressa, amanhã vamos descansar. Por acaso tenho de ir ao estaleiro tratar de uns assuntos.

Quando Koh Jung-eun tentou perguntar que assuntos eram esses, ele piscou para ela:

— É segredo.

Depois do jantar.

Kim Il-tae pegou um lápis e começou a fazer anotações e rabiscos em um pedaço de papel.

Nem a casa de Lee Il-hwa nem a de Kim Il-tae tinham eletricidade, então usavam lâmpadas de querosene. A chama, do tamanho de um grão de feijão, tremeluzia, deixando a visibilidade extremamente baixa.

"Assim que eu construir uma casa nova, a primeira coisa que farei será instalar luz elétrica!"

Habituado aos apartamentos modernos com água, eletricidade e gás integrados, voltar a viver em uma casa antiga sem luz elétrica era terrivelmente desconfortável.

Koh Jung-eun e Lee Il-hwa remendavam redes de pesca sob a luz da lamparina. As redes eram itens de consumo e precisavam ser reparadas após cada uso; caso contrário, com o tempo, estragariam facilmente e acabariam rompendo ao encontrar um cardume ou peixes graúdos.

Koh Jung-soo empurrou a porta e entrou. Ao deparar-se com aquela cena, não pôde disfarçar o espanto:

— O que você ainda está fazendo aqui?

Embora não tivessem relógios, já havia passado um bom tempo desde o jantar, devendo ser bem mais de dez horas da noite. Àquela hora, a aldeia de Heishan mergulhava em completa escuridão; os homens que tinham esposas começavam a procriar, e os que não tinham, a entreter-se sozinhos.

Como diz o ditado: o que os olhos não veem, o coração não sente.

Koh Jung-soo havia calculado o horário exato para voltar, mas nunca imaginou que ainda encontraria Kim Il-tae ali.

Ele ergueu os olhos para encará-la, permaneceu em silêncio e continuou a desenhar no papel.

Diante daquilo, a fúria de Koh Jung-soo ameaçou explodir novamente. Vendo a situação, Lee Il-hwa cobriu rapidamente a boca da filha e a puxou para fora:

— Jung-soo, não vá incomodar o Il-tae, ele está cuidando de coisas importantes.

Quase enlouquecendo de raiva, Koh Jung-soo protestou:

— Mãe, não me importa o que ele está fazendo, mas que horas são agora? Você deixa um homem crescido dormir em casa e não tem medo do que os outros vão dizer?

Lee Il-hwa balançou a cabeça:

— Sempre haverá boatos, mas basta não dar ouvidos. Minha filha, com os anos eu aprendi que a língua é dos outros e cada um fala o que quer; o que importa é vivermos a nossa própria vida. O telhado da casa do Il-tae estragou com a chuva, então que mal há em ele ficar hospedado conosco? Nos últimos dias, a nossa família ganhou mais dinheiro trabalhando com o Il-tae do que nos últimos anos juntos.

Cruzando os braços, Koh Jung-soo retrucou:

— Muito bem, muito bem, não me meto mais nisso. Mas quando é que ele vai embora? Estou com sono, quero dormir, e amanhã cedo ainda tenho de pegar o ônibus de serviço!

Lee Il-hwa exibiu uma expressão de constrangimento:

— Quanto a isso... acho que não vai dar, o Il-tae vai dormir na nossa casa.

— O quê?! Isso é um absurdo completo!