Capítulo 43: A Ira de Ko Jung-soo
Fora de casa.
Koh Jung-soo chegou à cozinha e viu Lee Il-hwa agachada no chão, limpando as entranhas de um robalo.
Com uma faca de cozinha, ela abriu a barriga do peixe.
Enfiando a mão na barriga do animal, retirou uma grande quantidade de intestinos, fígado, coração, pulmões e rins...
— Jung-soo, ajude-me a jogar isso para as galinhas — disse Lee Il-hwa, sem sequer levantar a cabeça.
Ao ouvir aquilo, Koh Jung-soo sentiu como se tivesse engolido uma mosca. Ela pegou um pedaço de pau, franziu o nariz, segurando-o com uma mão, enquanto com a outra usava a vareta para erguer os intestinos do peixe.
Aquilo, ensanguentado e nojento, era ainda mais repulsivo para ela do que os pés fedidos de Kim Il-tae.
Desde pequena, sempre sentira uma aversão profunda por aquilo e nunca havia saído para pescar no mar.
Era o oposto completo de sua irmã mais nova, Koh Jung-eun.
— Jung-soo, por que você continua com essa mania de infância? Agora você já é uma moça grandinha, no futuro vai se casar e ter filhos, precisa aprender a cuidar da casa e do marido — resmungava Lee Il-hwa, falando pelos cotovelos.
Com uma expressão de total desgastada, Koh Jung-soo respondeu:
— Não vou me casar, não quero marido e muito menos filhos. Quanto aos afazeres domésticos, que os faça quem quiser, porque eu não vou fazer.
Lee Il-hwa já estava acostumada com as tiradas surpreendentes da filha mais velha:
— Mas você precisa comer, não é? Se nem ao menos sabe limpar um peixe, o que vai comer?
Koh Jung-soo esteve prestes a dizer que comeria fora, mas pensou melhor e ficou em silêncio.
Desde que se entendia por gente, a mãe cuidava de sua rotina e de sua alimentação.
Quando entrou na faculdade, havia o alojamento e o refeitório; bastava-lhe pagar as despesas de subsistência todos os meses.
No entanto, ao ingressar na sociedade, percebeu que aquele esquema escolar não funcionava no mundo real.
Para comer, era preciso pagar, e a comida era pior do que a lavagem para porcos.
Quanto ao lugar para dormir, nem se fala: úmido, escuro, apertado, tendo de dividir um quarto minúsculo com várias outras mulheres — oito pessoas espremidas no mesmo dormitório, onde o ar fedia a maresia e a massa podre de bolinhos.
Conseguira aproveitar uma folga para voltar para casa e respirar um pouco, apenas para dar de cara com aquele homem insuportável, Kim Il-tae.
— Jung-soo, quanto você está ganhando por mês agora? — perguntou Lee Il-hwa casualmente.
Ao falar do salário, Koh Jung-soo ergueu o queixo:
— Mil e oitocentos wons por mês! E isso é só o salário do período de experiência. No ano que vem, quando eu for efetivada, poderei receber dois mil e duzentos wons por mês! Mãe, quando esse dia chegar, você não precisará mais trabalhar tanto assim.
Lee Il-hwa assentiu com a cabeça:
— Mil e oitocentos wons já é bastante coisa. Mas não se preocupe comigo, minha vida agora está muito boa, tudo graças ao Il-tae.
Ao ouvir a mãe mencionar Kim Il-tae, a raiva de Koh Jung-soo subiu à cabeça:
— Mãe, evite andar com o Kim Il-tae daqui em diante. E outra coisa, como é que você pôde deixá-lo deitado no assoalho da nossa casa? Se isso espalhar, os outros vão começar a cochichar e falar mal da gente.
Lee Il-hwa ficou completamente confusa, sem entender nada:
— O que houve com você? Tomou o remédio errado? O Il-tae é um rapaz tão bom, trabalhador, dedicado e, acima de tudo, honesto, além de ser extremamente atencioso com a sua irmã. Viu este peixe? Foi o Il-tae quem pegou!
— Il-tae, Il-tae... Por que você o chama com tanta intimidade? Afinal, quem é sua filha, ele ou eu?
— Claro que você é minha filha.
— Então eu exijo que você corte relações com o Kim Il-tae. De hoje em diante, não quero nenhum tipo de contato com ele, e o melhor seria nem sequer olhar na cara dele! — declarou Koh Jung-soo.
Lee Il-hwa levantou-se, limpou as mãos no avental e estendeu a mão para tocar a testa da filha:
— Que estranho, não está febril.
Quase enlouquecendo, Koh Jung-soo deu um tapa na mão da mãe para afastá-la:
— Eu não estou com febre!
Dito isso, saiu correndo aos pisões.
Lee Il-hwa balançou a cabeça e sentou-se novamente:
— Deve ser o estresse do trabalho. Ah, parece que tirar notas boas nem sempre é uma vantagem; a Jung-eun jamais faria uma coisa dessas.
À noite.
As primeiras luzes se acendiam e o céu se cobria de estrelas e lua.
Kim Il-tae, Lee Il-hwa, Koh Jung-eun e Koh Jung-soo sentaram-se em volta da mesa para jantar.
O clima à mesa estava bizarro.
Lee Il-hwa e Koh Jung-eun enchiam freneticamente o prato de Kim Il-tae com comida, de modo que a tigela dele parecia uma pirâmide.
Enquanto isso, Koh Jung-soo remoía a própria raiva, descontando toda a frustração em um congro à sua frente.
Ela imaginava que o peixe era Kim Il-tae e espetava o animal com os hashis, abrindo-lhe cento e oito buracos transparentes.
— Mana, eu me lembro que você era a que mais gostava de comer congro. Por que não está comendo hoje? — perguntou Koh Jung-eun, sem entender nada.
Koh Jung-soo respondeu com rispidez:
— Não estou com fome!
Muito mais do que falta de apetite, a raiva já a tinha deixada cheia.
Sendo uma aluna brilhante aprovada na Universidade de Seul, ela sempre fora a menina dos olhos da família desde pequena. Tudo o que havia de bom em casa era reservado primeiro para ela, e onde quer que estivesse, ela era o centro absoluto das atenções, uma verdadeira estrela.
Agora, toda aquela regalia havia sido roubada por um homem. Ao ver a bajulação estampada no rosto de Lee Il-hwa e Koh Jung-eun, o sangue fervia.
"Não vou comer mais!"
Koh Jung-soo largou os hashis e foi para fora de casa admirar a lua com o rosto tomado pela irritação.
Koh Jung-eun quis ir atrás dela, mas foi detida pela mãe:
— Deixe-a ir para onde quiser, quem ela pensa que é? Sempre teve esse gênio difícil na escola, e agora que está trabalhando continua com essa mesma arrogância. Ganhando mil e poucos wons por mês, quem não a conhece pensaria que ela fatura dezoito mil!
Naturalmente, Kim Il-tae sabia exatamente qual era o motivo de tudo aquilo.
No entanto, aquele tipo de assunto não podia vir à tona e precisava ser enterrado no silêncio.
— Oppa, a que horas vamos pescar no mar amanhã? — perguntou Koh Jung-eun, com a cabeça tomada por pensamentos sobre a pesca.
Kim Il-tae sorriu cordialmente e disse:
— Não tenha pressa, amanhã vamos descansar. Por acaso tenho de ir ao estaleiro tratar de uns assuntos.
Quando Koh Jung-eun tentou perguntar que assuntos eram esses, ele piscou para ela:
— É segredo.
Depois do jantar.
Kim Il-tae pegou um lápis e começou a fazer anotações e rabiscos em um pedaço de papel.
Nem a casa de Lee Il-hwa nem a de Kim Il-tae tinham eletricidade, então usavam lâmpadas de querosene. A chama, do tamanho de um grão de feijão, tremeluzia, deixando a visibilidade extremamente baixa.
"Assim que eu construir uma casa nova, a primeira coisa que farei será instalar luz elétrica!"
Habituado aos apartamentos modernos com água, eletricidade e gás integrados, voltar a viver em uma casa antiga sem luz elétrica era terrivelmente desconfortável.
Koh Jung-eun e Lee Il-hwa remendavam redes de pesca sob a luz da lamparina. As redes eram itens de consumo e precisavam ser reparadas após cada uso; caso contrário, com o tempo, estragariam facilmente e acabariam rompendo ao encontrar um cardume ou peixes graúdos.
Koh Jung-soo empurrou a porta e entrou. Ao deparar-se com aquela cena, não pôde disfarçar o espanto:
— O que você ainda está fazendo aqui?
Embora não tivessem relógios, já havia passado um bom tempo desde o jantar, devendo ser bem mais de dez horas da noite. Àquela hora, a aldeia de Heishan mergulhava em completa escuridão; os homens que tinham esposas começavam a procriar, e os que não tinham, a entreter-se sozinhos.
Como diz o ditado: o que os olhos não veem, o coração não sente.
Koh Jung-soo havia calculado o horário exato para voltar, mas nunca imaginou que ainda encontraria Kim Il-tae ali.
Ele ergueu os olhos para encará-la, permaneceu em silêncio e continuou a desenhar no papel.
Diante daquilo, a fúria de Koh Jung-soo ameaçou explodir novamente. Vendo a situação, Lee Il-hwa cobriu rapidamente a boca da filha e a puxou para fora:
— Jung-soo, não vá incomodar o Il-tae, ele está cuidando de coisas importantes.
Quase enlouquecendo de raiva, Koh Jung-soo protestou:
— Mãe, não me importa o que ele está fazendo, mas que horas são agora? Você deixa um homem crescido dormir em casa e não tem medo do que os outros vão dizer?
Lee Il-hwa balançou a cabeça:
— Sempre haverá boatos, mas basta não dar ouvidos. Minha filha, com os anos eu aprendi que a língua é dos outros e cada um fala o que quer; o que importa é vivermos a nossa própria vida. O telhado da casa do Il-tae estragou com a chuva, então que mal há em ele ficar hospedado conosco? Nos últimos dias, a nossa família ganhou mais dinheiro trabalhando com o Il-tae do que nos últimos anos juntos.
Cruzando os braços, Koh Jung-soo retrucou:
— Muito bem, muito bem, não me meto mais nisso. Mas quando é que ele vai embora? Estou com sono, quero dormir, e amanhã cedo ainda tenho de pegar o ônibus de serviço!
Lee Il-hwa exibiu uma expressão de constrangimento:
— Quanto a isso... acho que não vai dar, o Il-tae vai dormir na nossa casa.
— O quê?! Isso é um absurdo completo!