Capítulo 41: Uma pessoa de carne e osso
Página (1/3)
O rosto de Salgueiro mudou de cor, mas ela não chegou a chorar em voz alta. Apenas deixou que as lágrimas transbordassem de seus olhos, já naturalmente brilhantes e marejados.
Também não disse nada. Fiquei em silêncio, observando-a chorar.
Depois de derramar lágrimas em silêncio por um bom tempo, Salgueiro finalmente baixou a cabeça e, entre soluços, disse:
— Eu... eu acredito. Sempre acreditei no que o jovem senhor diz!
Vendo que ela já havia recuperado a calma, perguntei:
— Quando foi que você começou a perceber que havia algo errado com seu avô?
Salgueiro ergueu a cabeça, mas não limpou as marcas de lágrimas no rosto. Deixou que continuassem escorrendo enquanto dizia, soluçando:
— Depois da festa da fogueira, naquele dia, percebi que havia algo errado!
Uma profunda nostalgia surgiu em seu rosto.
— Quando eu era pequena, meu avô era a pessoa que mais gostava de mim. Sempre que ia trabalhar no campo, levava-me com ele!
— Enquanto trabalhava, eu brincava ao lado dele. Por mais travessa que fosse, ele nunca me repreendeu sequer uma vez. Apenas sorria e ficava olhando para mim!
O olhar de Salgueiro tornou-se um tanto vazio, como se contemplasse a si mesma, pequena, do outro lado do rio do tempo. Então continuou:
— Quando percebeu que o chefe da aldeia estava agindo de modo estranho, meu avô contou apenas a mim e pediu que eu não dissesse nada a ninguém. Disse que, se isso viesse à tona, poderíamos facilmente atrair uma calamidade!
Arrependimento e culpa apareceram em seus olhos.
— Eu obedeci direitinho ao meu avô. Além daquela vez em que conversei com o jovem senhor, nunca contei a mais ninguém. Mas... mas...
Salgueiro subitamente cobriu a boca e começou a soluçar em silêncio. Duas lágrimas cristalinas voltaram a escorrer por seu rosto.
Entre soluços entrecortados, ela prosseguiu:
— Mas, quando meu avô voltou da festa da fogueira, eu só queria conversar com ele sobre o que exatamente era aquela cerimônia do templo. Queria saber se a divindade era justamente a serpente negra demoníaca que habitava o corpo do chefe da aldeia...
Os olhos de Salgueiro se arregalaram de repente, como se tivesse presenciado algo inacreditável.
Mas eu sabia que ela não estava realmente vendo alguma coisa estranha. Apenas revivia em sua mente a cena daquele momento, algo que ainda não conseguira aceitar completamente.
— Mas meu avô começou de repente a me xingar, dizendo que eu estava profanando os deuses!
A voz de Salgueiro tornou-se extremamente ríspida. Evidentemente, enquanto dizia aquilo, cerrava os dentes com força.
— Depois, ele chegou a me bater com violência, dizendo que, se eu voltasse a falar daquele jeito, me mataria!
— Jovem senhor, você sabe?
— Em todos esses anos, meu avô nunca me bateu. Nunca sequer falou comigo em um tom um pouco mais severo!
Uma expressão de desolação pairou sobre o rosto de Salgueiro, que finalmente começou a chorar em voz alta.
Página (1/3)
Página (2/3)
Não a consolei. Naquele momento, o melhor era deixá-la chorar à vontade. Colocar tudo para fora seria, na verdade, algo bom.
Ao me lembrar da raposa demoníaca da Aldeia da Caverna Maligna e dos monstros que haviam tomado posse dos corpos de tantos aldeões, senti uma onda de fúria.
Antes, meu ressentimento contra a existência da Caverna Maligna era sobretudo o ódio por ela querer transformar-me em sacrifício e conduzir-me a um caminho inevitavelmente mortal.
Havia também o rancor por ela ter me feito perder meu avô e meu pai.
Agora, porém, minha raiva e meu ódio pela raposa demoníaca haviam ganhado uma nova dimensão. A existência da Caverna Maligna também era uma calamidade imensa para aqueles aldeões!
Desde pequeno, eu fora submetido pelo treinamento infernal da minha avó.
Todos os dias, eu só pensava em como aumentar minha força, para conseguir matar um deus e continuar vivendo.
Nunca havia percebido que os aldeões ao meu redor também eram pessoas de carne e osso.
Eles também tinham suas alegrias e tristezas, suas felicidades e dores, suas expectativas e seus arrependimentos — assim como Salgueiro, assim como o avô de Salgueiro e o Segundo Filho, cujo corpo já fora tomado por um monstro!
A raposa demoníaca não tinha o direito de lhes tirar a vida, nem de lhes arrancar tudo o que fazia parte dela. Assim como não tinha o direito de tirar a minha vida!
Cerrei os punhos com força.
Na Aldeia da Caverna Maligna, ninguém falava de coisas como direitos. Ali só existia a força. A força era o direito. Eu precisava aumentar meu poder o mais depressa possível!
Afaguei suavemente os cabelos de Salgueiro. Seu choro foi diminuindo aos poucos, e ela ergueu para mim os olhos cheios de lágrimas.
Eu disse:
— Seu avô já se transformou em um monstro. Se nada der errado, quando chegar o Festival dos Espíritos, eu também me tornarei um monstro!
Salgueiro ficou olhando para mim, atônita, com as lágrimas ainda presas no rosto.
Depois de me encarar por um longo tempo, ela de repente abriu os braços e se lançou violentamente sobre mim, deixando escapar uma voz ardente:
— Jovem senhor, tome-me!
Olhei para os olhos de Salgueiro.
Neles já não havia medo da morte, nem nostalgia do passado, nem arrependimento. Restava apenas a loucura do último instante de uma vida.
Sorri, empurrei-a para longe e disse:
— Vá apagar a luz.
O olhar que Salgueiro me lançou estava repleto de um encanto sedutor, sinuoso como fios entrelaçados.
— Jovem senhor, espere por mim.
No instante em que ela se levantou e saiu, eu já havia me escondido debaixo da cama.
Quando Salgueiro voltou, Tigre, que eu escondera previamente, já havia subido à cama. Os dois logo começaram a se entregar ao desejo.
Página (2/3)
Página (3/3)
Desta vez, Salgueiro estava evidentemente muito mais enlouquecida do que antes, e seus gemidos ecoavam com força.
Quando finalmente adormeceu, exausta, já havia passado boa parte da noite.
Eu já tinha saído debaixo da cama e estava na sala, folheando as Escrituras do Imperador Xamã, quando Tigre finalmente desceu da cama e veio até mim.
— Jovem senhor, esta é a chave do altar!
Tigre tirou uma chave de pedra. Tinha a largura de três dedos e o formato de uma lua crescente.
Meus olhos brilharam.
— Esta é a chave da Caverna Maligna sob o altar da montanha atrás da aldeia?
Tigre assentiu.
Fiquei um pouco surpreso.
— Essa coisa não estava pendurada no pescoço do lacaio do chefe da aldeia? Como você conseguiu pegá-la?
Um sorriso surgiu no rosto simplório de Tigre.
— Ainda há pouco, na primeira metade da noite, aquele lacaio não foi presidir sabe-se lá que cerimônia de consagração do templo? Para isso, ele até trocou de roupa e vestiu algo que o fazia parecer especialmente pomposo!
— Eu o observei atentamente no meio da multidão e vi que não havia nada pendurado em seu pescoço!
— Então fui até as roupas velhas da casa dele, encontrei a chave com a maior facilidade e aproveitei o tempo para fazer uma cópia!
Não pude deixar de levantar o polegar para Tigre.
Normalmente, uma coisa tão importante quanto a chave da Caverna Maligna sob o altar seria mantida pelo chefe da aldeia junto ao corpo, e ele jamais a deixaria longe de si com facilidade.
Mesmo quando trocasse de roupa, certamente continuaria mantendo-a por perto.
Mas talvez a cerimônia de consagração do templo fosse importante demais, deixando-o nervoso, ou talvez só pudesse usar aquela roupa sem nenhum adorno. Assim, por um breve momento, acabou não levando a chave consigo.
Tigre conseguiu agarrar aquela oportunidade fugaz. Realmente, era um homem de grandes ambições, assim como eu!
— Agora que conseguimos a chave, vamos escolher um momento e entrar na Caverna Maligna para dar uma olhada na situação — falei.
Trim, trim!
O telefone de Tigre tocou. Fiz um leve aceno para ele.
Tigre apertou o botão para atender.
— Olá, senhor Dada. O quê? O exorcista do Mar do Sul que você enviou já chegou à entrada da aldeia?
Página (3/3)