Capítulo cento e vinte e dois: Pode esperar para ver

Guardião das Tumbas do Território Proibido Cantarolar sozinho em silêncio 4309 palavras 2026-03-31 21:28:15

Há muitas coisas neste mundo que podem ser esquecidas, mas há outras que jamais deveriam sê-lo.

Yang Xiaowan sempre sentia que havia esquecido algo importante, mas, por mais que tentasse, não conseguia recordar.

Ao longo desses anos intermináveis, ela vivia em constante reminiscência.

Claro, para ela, talvez nem parecessem tão longos assim. Na sua memória, ela parecia estar sempre sentada naquele quarto nupcial, luxuoso e claustrofóbico, sem nunca sentir a passagem do tempo.

Pessoas entravam no quarto com frequência; embora ela não soubesse quanto tempo transcorria entre essas visitas, para ela, não passava de um breve instante de quietude.

Nas histórias, o conceito de tempo não existe. O tempo só volta a fluir quando alguém as menciona; as pessoas e os acontecimentos esquecidos só retornam à memória quando alguém os recorda, embora já não seja possível distinguir o que é real do que é ilusão.

Incontáveis noites de núpcias.

Ela chamava cada homem que entrava no quarto de "meu senhor", com um tom tímido e uma ternura fluida como a água, apenas para, no momento em que eles se sentiam embriagados pela situação e a vela da morte se extinguia, matá-los com as próprias mãos.

Ela não se lembrava de quantos homens havia matado, apenas de que, antes que a vela da morte consumisse o seu pavio, esses homens ou rezavam tremendo, ou choravam implorando por misericórdia, ou tentavam desesperadamente fugir.

Alguns tentaram atacá-la, mas, inevitavelmente, morreram ainda mais rápido.

Ao compreenderem que o fim da vela da morte selaria o seu próprio destino, esses homens aceitavam a fatalidade com facilidade. Ninguém acreditava que a vela da vida se apagaria primeiro; ou talvez não ousassem acreditar, como se o destino de ver a vela da morte se extinguir antes fosse a sua sina inevitável.

Ela não gostava deles.

Às vezes, ela se perguntava: será que ninguém estava disposto a lutar, mesmo que o destino fosse decidido por algo tão simples como duas velas?

Mas ela não tinha o direito de zombar deles.

Pois, mesmo ela, nunca havia cogitado que as velas pudessem ser sopradas.

Talvez por ter sido manipulada por tanto tempo, ela havia esquecido como resistir.

Sua maior expectativa era apenas esperar que a sorte fosse um pouco melhor na próxima vez, rezando para que a vela da vida se consumisse primeiro.

*Se alguém estivesse disposto a resistir, eu o pouparia*, pensava ela, mas nunca encontrou tal pessoa.

As velas, é claro, podiam ser apagadas, mas e o destino verdadeiro?

Se tudo é regido pelo destino, qual seria o sentido de resistir?

Essa sensação de impotência sempre pairava em seu coração, assim como a vida desoladora que restava em suas memórias fragmentadas.

Tudo era em vão.

Talvez até esse destino, arranjado pela vela da vida e pela vela da morte, fosse um castigo, condenando-a a viver perpetuamente em uma existência manipulada, para que ela nunca mais ousasse desafiar os deuses.

Aceitar as circunstâncias e curvar-se ao destino: talvez essa fosse a escolha correta.

Ela pensou assim até ver a vela da morte ser soprada por alguém.

No momento em que a vela se apagou, ao olhar para aquela figura, ela percebeu subitamente: pelo menos dentro daquele pequeno quarto nupcial, o destino poderia ser decidido por ela mesma.

Uma sensação singular surgiu em seu peito.

Ela conversou muito com aquele homem. No início, queria apenas observar se aquele sujeito, que falava coisas sem sentido e parecia pouco inteligente, manteria a mesma calma ao enfrentar o seu destino fatal.

Para sua surpresa, ele simplesmente soprou a vela da morte.

Abruptamente, aquela estranha sensação, vinda das profundezas de sua alma, começou a despertar.

Foi também nesse instante que memórias caóticas surgiram em sua mente: ela se lembrou do passado, dos deuses e da vida em que fora dominada.

Lembrou-se também da verdade cruel: ela já estava morta há muito tempo.

A chamada "esposa do deus" não passava de um pássaro em uma gaiola.

Após inúmeras tentativas fracassadas de resistência, ela finalmente escolheu a rendição.

No dia em que completou dezoito anos, para garantir que os poucos que restavam na Mansão Yang pudessem sobreviver, ela aceitou resolutamente o seu destino.

Maquiou-se, vestiu o traje de noiva, cobriu o rosto com o véu e entrou no quarto nupcial, esperando a chegada do suposto deus.

Foi também naquele momento que ela ouviu, pela primeira vez na vida, os votos de casamento de todos — de seus pais, amigos, vizinhos e até de estranhos.

Embora achasse aquelas vozes estridentes, já não sentia tanta aversão; talvez fosse isso o que chamavam de aceitação.

Já que não podia obter o que desejava, então que fosse como eles esperavam.

Todos ansiavam pelo momento em que o deus viesse buscá-la, esperando tirar proveito disso, como se pudessem ascender aos céus junto com ela.

No entanto, até o início da madrugada, o deus não apareceu.

Toda a expectativa não passava de uma piada.

Seus dezoito anos de vida manipulada também pareciam uma piada.

Mas ela sentia uma alegria sem precedentes, pois isso significava que estava livre.

Ela desejava levantar o véu, observar as faces de perplexidade e desespero daquelas pessoas e, então, acolher a segunda metade de sua vida, governada por ela mesma.

"O país vizinho invadiu!"

Naquele momento, alguém gritou.

Ela percebeu subitamente que, se o deus não a "protegia" mais, a Mansão Yang não tinha mais razão de existir; o reino vizinho destruiria tudo.

As pessoas começaram a saquear os bens da mansão, murmurando ofensas, chamando-a de sem-vergonha e dizendo que, se não fosse por aquela vadia volúvel, o deus não teria descartado a "peça usada".

Eram apenas palavras rudes e sujas.

Ela estava sentada no quarto nupcial, ouvindo em silêncio.

De repente, ouviu alguém sugerir que, já que ela era uma "peça usada" e eles não sabiam se conseguiriam escapar do inimigo, por que não se divertir um pouco antes?

Ela apertou silenciosamente a faca escondida em sua manga.

Felizmente, alguém os impediu, mas o que foi dito em seguida gelou ainda mais o seu coração.

Aquele homem gritou com força que o rei do país vizinho apreciava a beleza, e como ela era a esposa rejeitada por um deus, tinha certo prestígio; por que não a ofereciam como tributo?

Imediatamente, todos se entusiasmaram, com a mesma excitação que tiveram aos doze anos dela, quando viram um milagre no céu.

Era exatamente a mesma coisa.

"Você não estava rezando, dizendo que aceitaria qualquer coisa, desde que não fosse casar comigo? Pois bem, eu concedo o seu desejo."

Vagamente, ela pareceu ouvir o escárnio daquele deus de gosto duvidoso. Ele a amaldiçoava, jurando que a segunda metade de sua vida seria igualmente privada de liberdade, vivida sob o domínio alheio.

Todos concordaram naturalmente; dos pais aos vizinhos, foi uma aprovação unânime.

Ninguém, mais uma vez, pediu a sua opinião.

"Case-se, se você não casar, todos morreremos", imploravam.

Ela pensou: *Tudo bem, já estou vestida de noiva, casar com quem quer que seja não faz diferença, talvez seja uma boa ação salvar essas pessoas detestáveis uma última vez.*

Talvez a sua vida devesse ser assim mesmo.

Mas, se ao menos... se ao menos eu pudesse escolher uma vez.

Apenas uma vez, escolher alguém que eu gostasse, permitir apenas a ele que retirasse o meu véu. Não importaria se ele gostasse de mim ou não, mesmo que me odiasse, bastaria segui-lo.

Pelo menos, essa seria a minha escolha.

Mas ela claramente não teria essa chance.

Talvez fosse outra brincadeira do destino: o exército inimigo não chegava, diziam que haviam caído em algum tipo de turbulência que devastava todos os alvos.

Ela perdeu sua utilidade novamente e foi culpada por todos mais uma vez.

Alguém fez exigências ainda mais ultrajantes.

Mas, desta vez, ela estava realmente cansada. Simplesmente sacou a faca da manga e, com calma e determinação, cortou a própria garganta.

E foi exatamente nesse momento que todas as vozes cessaram.

Parecia que, conforme a vida dela se esvaía, os outros também morriam.

*Será um castigo do deus?*, pensou.

Ela ouviu um som; alguém se aproximara.

Ela não disse nada, mas o recém-chegado adivinhou seus pensamentos.

"Não há castigo divino nenhum. Sou eu."

Após uma pausa, ele acrescentou: "Desculpe, cheguei tarde."

Embora ele pedisse desculpas, seu tom não demonstrava muito arrependimento, nem mesmo emoção.

Contudo, foi apenas essa afirmação simples que a fez sentir um calor reconfortante; até o seu corpo, que esfriava conforme o sangue fluía, pareceu ganhar um pouco de temperatura.

Ela claramente não conhecia aquele homem, mas ele parecia conhecê-la e, além disso... ele claramente se preocupava com ela.

*Que preocupação contida*, ela não pôde deixar de pensar.

"E o deus?", ela perguntou.

"Lembre-se de uma coisa: não existem deuses no mundo."

"Eu não acredito."

Se não houvesse deuses, por que ela teria suportado tal destino?

O homem, obviamente, a compreendia bem: "Por causa do destino que você viveu nestes dezoito anos?"

"Sim."

Sua temperatura corporal continuava a cair, mas ela lutava para permanecer consciente, insistindo em aguardar a resposta dele.

Ele silenciou por um longo tempo e, subitamente, disse: "Então, quer tentar? Viver um pouco mais, esperar mais um pouco e depois tentar de novo?"

"Tentar o quê?"

"Bem... primeiro, o casamento. Você não queria escolher alguém de quem gostasse? Vou te dar essa oportunidade. Pode se casar todos os dias, um noivo diferente a cada dia."

"E se eu não gostar de nenhum?"

"É só matá-los."

O homem tirou algo de algum lugar e colocou gentilmente diante dela. "Se não gostar, deixe que esta vela, marcada com o 'morte', se consuma primeiro."

Ela perguntou, curiosa: "Por quê?"

"Não tem um significado profundo. Só quero que se lembre de que o destino é algo que você mesma controla."

"Controlar por mim mesma..." ela murmurou, perguntando em seguida: "E se eu não me lembrar?"

"Não tem problema. Alguém a ajudará a recordar. Só espero que, quando chegar a hora, você não me culpe."

"Hum?"

Ele não continuou, apenas disse suavemente: "Não tenho meios de unir almas, mas você estaria disposta a esperar? Apenas espere e verá."

"Ver o quê?"

O homem sorriu: "Ver-me matar aquele maldito deus e romper o chamado destino."

Ela ficou atordoada por muito tempo, até que seu corpo estivesse frio, quando percebeu que, de alguma forma, havia aceitado.

"Eu vou esperar."

Mesmo acreditando que o deus fosse imortal, mesmo acreditando que o destino fosse inalterável, ela aceitou.

"Será uma espera muito longa."

"Não importa o quão longa seja, eu esperarei."

Ela tocou o objeto à sua frente, que ele deixara ali; pareciam duas velas.

Enquanto seu sangue se esvaía, no momento da morte, ela levantou o véu e só viu uma silhueta se afastando.

Ele não sabia para onde ia, mas seus passos eram de uma firmeza inimaginável.

A Mansão Yang já não existia; havia cadáveres por toda parte, o mundo inteiro estava devastado, o céu e a terra eram negros, uma escuridão que se unia, despertando nela um desespero inexplicável.

O mundo fora destruído?

Tudo estava mergulhado em trevas, restando apenas aquela figura que se afastava e o brilho tênue que ele carregava na mão.

O homem segurava algo que ela nunca vira antes, algo indistinto com uma pequena chama.

Talvez ele tivesse notado o olhar dela; ele não parou, nem olhou para trás. Hesitou por um momento e suspirou: "Esqueça. Não é o melhor momento para dizer isso... e eu não consigo expressar."

Ela ficou atônita: "O que você ia dizer?"

Ele não respondeu, apenas sorriu levemente: "Sabe, na nossa época, as velas não eram usadas assim."

*Esse homem fala coisas tão estranhas...*

Ela perguntou: "E como eram usadas?"

"Eram feitas para serem sopradas."

Parecia haver mais uma frase depois, mas ela não conseguia se lembrar. Logo, mergulhou em um sono profundo.

Ela sabia que havia morrido, no dia do seu aniversário de dezoito anos.

O mundo estava escuro, e a figura do homem havia se distanciado.

As memórias vieram como uma maré, e como uma maré, retiraram-se.

Aquela silhueta, antes turva, começou a se sobrepor à figura coberta de sangue diante dela.

Ele estava em meio a uma vasta sombra, frente a frente com o brilho oposto, como um demônio vindo do inferno que tentava desafiar os deuses.

Mas ela sabia bem quem era o verdadeiro demônio.

"Cric."

A sombra na escuridão moveu o pescoço, como se a olhasse.

Uma opressão indescritível a atingiu.

O coração de Yang Xiaowan batia acelerado, não pelo medo, mas pela familiaridade e por algo que ela não conseguia explicar.

"Apenas espere e verá..."

Ela lembrou-se, de repente, da frase que ouvira muitos anos atrás.

"Ver-me matar aquele chamado deus e romper o chamado destino."