Capítulo cento e trinta e quatro: A intenção da bomba
Durante o trajeto de volta, Bai Mo estava de ótimo humor. Embora lhe tivessem colocado um capuz, como se estivesse sendo levado ao cadafalso, ele não demonstrava a menor ansiedade; pelo contrário, ainda tinha disposição para puxar conversa, de vez em quando, com os soldados no veículo.
O problema era que ninguém lhe dava atenção.
Achando aquilo um tanto entediante, pensou em dormir um pouco. Talvez por ter dormido demais naquele dia, porém, não sentia sono algum e só lhe restava ficar sentado, olhando para o vazio.
Felizmente, o carro era veloz. Não demorou muito para que o levasse a um determinado lugar. Ali, tiraram-lhe o capuz e mandaram-no descer.
— Até mais!
Bai Mo esfregou os olhos e despediu-se com entusiasmo do jipe que se afastava. Seu sorriso era tão radiante que parecia conhecer intimamente todos os ocupantes do veículo.
Olhou ao redor e ficou ligeiramente surpreso. Logo percebeu onde estava: aquelas não eram as ruas próximas à Rua da Concha Azul?
Sua impressão daquele lugar era profunda. Afinal, fora ali que se envolvera no caso do comércio ilegal de cadáveres.
O céu já estava quase escuro, mas as ruas continuavam fervilhando. As pessoas não paravam de correr de um lado para o outro com o passar das horas; andavam apressadas, como formigas laboriosas que jamais descansavam.
Parado fora do fluxo de pedestres, Bai Mo de repente se arrependeu e suspirou em silêncio:
“Ah, eu devia ter pedido àquelas pessoas que me deixassem diretamente do lado de fora da cidade. Agora vou ter de pegar um táxi para voltar ao cemitério.”
Já estava ficando tarde. Na noite anterior, ele não voltara ao cemitério e, acontecesse o que acontecesse, precisava retornar naquele dia — afinal, e se alguém aparecesse novamente para roubar cadáveres?
Com o estômago vazio, entrou em um supermercado, comprou alguns pães, frutas e verduras e, em seguida, preparou-se para pegar um táxi para casa.
Foi então que, através da multidão, viu duas figuras familiares na entrada da Rua da Concha Azul. Primeiro ficou surpreso; depois, acenou de longe.
— Capitão Lu! Inspetora Xia!
Ao ouvirem sua voz, os dois ao longe pareceram igualmente espantados e viraram-se depressa para olhá-lo.
— Senhor Bai? — Lu Zhan aproximou-se com algumas pessoas, surpreso e satisfeito. — O que está fazendo aqui? Você não estava...
Seu rosto escureceu ligeiramente. Ele hesitou, como se não soubesse se deveria continuar.
Bai Mo sabia que o outro queria perguntar sobre sua captura pelos militares.
— Está tudo resolvido — explicou. — Não posso falar muito, mas o que aconteceu ontem à noite foi apenas um mal-entendido.
Ao ouvir aquilo, Lu Zhan finalmente relaxou.
— Ainda bem que foi um mal-entendido. Eu sabia que você não tinha nenhum problema. É uma pena não ter conseguido ajudar em nada. Sinto muito.
Normalmente, ele falava com um sorriso no rosto. Naquele momento, porém, parecia abatido, como se carregasse certa culpa.
— Por que está se desculpando? Isso não tem nada a ver com você — disse Bai Mo, entre o riso e o choro. — Só o fato de o capitão ter se preocupado já me deixa muito comovido.
Após uma pausa, assumiu de repente um ar misterioso:
— Para falar a verdade, acho que há algo muito estranho nessa história.
O suspeito era alguém muito parecido com ele, até mesmo nas roupas. Aquilo evidentemente não podia ser explicado como uma simples coincidência. Realmente era esquisito.
— Muito estranho? — Xia Yuxi ergueu uma sobrancelha.
— Enfim, foi tudo muito esquisito...
Percebendo que quase falara demais, Bai Mo balançou a cabeça depressa.
Antes de ser mandado de volta, Xu Han o advertira de que deveria manter todo o caso em segredo, sob pena de assumir as consequências. Por isso, não ousava revelar mais nada.
Lu Zhan, porém, compreendeu aproximadamente a situação ao ver sua expressão e não fez novas perguntas. Em vez disso, olhou para a sacola reutilizável que Bai Mo carregava.
— Você ainda não comeu?
— Não. Acabei perdendo algum tempo no caminho.
— Nós estávamos justamente indo jantar. Quer vir conosco? Para nós, não faz diferença acrescentar mais um par de hashis.
— Não, preciso voltar com urgência. O capitão sabe como é o meu trabalho.
Bai Mo balançou a cabeça e então olhou, curioso, para o homem e a mulher atrás de Lu Zhan.
— A propósito, quem são essas duas pessoas?
— Ah, certo — Lu Zhan pareceu se lembrar e apresentou-os: — Ambos são subordinados meus na delegacia. Esta é Liu Qingqing, e este aqui se chama... hum, Chen Shi.
Bai Mo ficou um pouco intrigado. Por que parecia que o capitão Lu nem sequer se lembrava do nome dos próprios subordinados? Como líder, era bastante incompetente...
Ele também se apresentou e apertou a mão dos dois policiais que acabara de conhecer.
De repente, Xia Yuxi perguntou:
— Bai Mo, tem certeza de que não quer jantar conosco?
Todos olharam para ela ao mesmo tempo.
Ela hesitou antes de continuar:
— Ontem à noite, não falei em sua defesa e ainda me sinto um pouco culpada por isso. Queria pedir desculpas... Não se preocupe, eu pago!
Lu Zhan e os outros permaneceram impassíveis. Na verdade, todos queriam que Bai Mo ficasse por algum tempo, para que pudessem observá-lo melhor.
Bai Mo ficou perplexo e respondeu, entre o riso e o choro:
— Inspetora Xia, por que você também está agindo assim? Isso não tem nada a ver com vocês. Por que se sentiria culpada?
— Eu...
— Está tudo bem — interrompeu Bai Mo. — Não é que eu não queira ir. É que realmente tenho um assunto urgente e preciso voltar. Na próxima vez, com certeza irei.
— Está bem, então.
Xia Yuxi suspirou de leve, parecendo um pouco decepcionada.
Bai Mo tirou o celular do bolso e verificou a hora. Já ia embora quando se virou de repente para os outros:
— Se tiverem tempo, senhores policiais, podem passar lá em casa. Eu preparo alguma coisa para vocês. Garanto que há pratos que nenhum de vocês jamais provou!
Afinal, se aqueles policiais eram tão calorosos, ele também não podia parecer frio demais.
Ir ao território do guardião dos túmulos... uma zona proibida de classe S?
Que piada!
As expressões dos quatro congelaram instantaneamente. Apenas Liu Qingqing engoliu em seco, atraída pelas palavras “garanto que nunca provaram”.
Logo, porém, seu olhar caiu sobre o celular de Bai Mo.
Lu Zhan também ficou um tanto tentado. Há muito queria saber como era a zona proibida onde vivia o guardião dos túmulos. Considerando, entretanto, os perigos envolvidos, acabou recorrendo àquela frase universal:
— Fica para a próxima.
— Está combinado, então. Até a próxima, senhores.
Bai Mo sorriu, despediu-se enquanto mordiscava um pão e partiu.
Os demais permaneceram no mesmo lugar, observando em silêncio enquanto ele entrava em um táxi e desaparecia no fluxo do trânsito.
Por fim, Liu Qingqing não conseguiu conter-se e perguntou em voz baixa:
— Um sujeito assim é realmente uma sequência proibida de classe S? Será que não houve algum engano?
Antes que Lu Zhan respondesse, Chen Shi falou:
— O fato de ele ter me notado logo à primeira vista já é suficiente para provar que há algo incomum nele.
Liu Qingqing ficou surpresa. De fato, parecia ser verdade...
Como a capacidade de Chen Shi não se originava inteiramente dele mesmo, ele jamais conseguira controlá-la por completo. Por isso, permanecia constantemente em um estado de manifestação exterior de seus poderes, fazendo com que as pessoas frequentemente o ignorassem ou até se esquecessem dele.
Para um desconhecido, porém, a influência dessa capacidade era ainda mais intensa.
No entanto, pela situação de pouco antes, era evidente que Bai Mo havia percebido Chen Shi imediatamente. Isso, por si só, já revelava até certo ponto que ele não era uma pessoa comum.
— Mas... — Liu Qingqing expressou sua dúvida. — Ele come pão enquanto pega táxi. Essa sequência proibida não é simples demais?
— Não julgue pelas aparências. O guardião dos túmulos é perigoso. Extremamente perigoso — enfatizou Lu Zhan com seriedade.
Ele se lembrou do “sonho” que examinara naquela manhã no Palácio da Memória de Liu Qingqing — as lembranças do local dos caixões enterrados que, por precaução, pedira a ela que armazenasse.
Na parte da memória que havia esquecido, vira cadáveres cobrindo o céu e a terra. Eram criaturas violentas e poderosas, mas haviam parado por causa de Bai Mo, sozinho.
Incontáveis, permaneciam imóveis em silêncio, como um exército de cadáveres.
Naquele momento, o coração de Lu Zhan estremecera.
Não apenas por causa da postura desconhecida e poderosa que Bai Mo assumira, mas também pela quantidade interminável de cadáveres naquele lugar.
O que havia acontecido ali? Quantas pessoas haviam morrido? Quantos cadáveres existiam?
Ele não conseguia deixar de pensar: mesmo que todos os habitantes da zona segura morressem, será que ainda seria possível reunir tantos cadáveres?
Foi também naquele instante que Bai Mo sentira uma necessidade urgente de descobrir o segredo do local dos caixões enterrados. Seu instinto lhe dizia que o responsável pelos acontecimentos das batidas dos cadáveres à porta talvez soubesse alguma coisa.
Desde aquela noite, porém, o incidente desaparecera por completo. Ele não obtivera resultado algum e nem sequer tivera tempo de verificar os diversos métodos que elaborara para impedir que adormecesse.
Além daquele diário incompleto, o responsável por trás de tudo não deixara pista alguma. Só encontrara novas descobertas na Montanha que Oculta as Feras.
... Parecia que a sombra daquele sujeito pairava por trás de muitos acontecimentos.
Às vezes, Lu Zhan chegava a pensar que talvez até o diário incompleto tivesse sido deixado de propósito por aquele homem, apenas para brincar com eles.
Ele afastou os pensamentos e disse com seriedade:
— De todo modo, não podemos permitir que o guardião dos túmulos tenha a chance de despertar. O Plano da Prisão da Cidade precisa continuar.
A lembrança de Bai Mo lhe causava uma opressão intensa, e ele ainda a guardava profundamente na memória.
— Não entendo. Primeiro, as autoridades levaram Bai Mo de repente. Por que então o devolveram tão inesperadamente? Nem sequer tivemos tempo de fazer alguma coisa — disse Xia Yuxi, franzindo a testa.
Eles haviam elaborado uma série de planos, mas antes que pudessem agir, receberam a notícia de que Bai Mo fora libertado. Por isso, estavam esperando deliberadamente naquele local.
— O Conselho não muda de decisão com facilidade. Talvez tenham alguma consideração a fazer, ou talvez isso faça parte do plano deles.
Lu Zhan falou com tranquilidade:
— De qualquer forma, agora que o guardião dos túmulos voltou à Cidade Número Três, mais cedo ou mais tarde entrarão em contato comigo.
Ele sabia que o Conselho só se lembrava dele quando precisava de alguém para fazer o trabalho pesado.
Nesse momento, Liu Qingqing, que permanecera calada por um longo tempo, abriu os olhos de repente:
— É muito provável que tenham instalado uma microbomba no celular do guardião dos túmulos.
— O quê? — Xia Yuxi ficou atônita.
— O celular do guardião dos túmulos foi dado a ele pela delegacia. Foi entregue primeiro a mim e possui várias funções, como monitoramento, rastreamento e localização. Infelizmente, essas funções não funcionam dentro das zonas proibidas, o que o torna praticamente inútil.
Liu Qingqing explicou:
— Conheço muito bem aquele celular. Agora há pouco, notei uma pequena alteração na carcaça.
— Depois de comparar as lembranças e cruzá-las com os diversos dados que tenho armazenados, concluí que é muito provável que o celular tenha sido desmontado e remontado. Suspeito que tenham instalado uma bomba.
Xia Yuxi perguntou, confusa:
— A mudança na carcaça não poderia ter acontecido porque o celular caiu?
— Não.
Lu Zhan interrompeu-a, com uma expressão grave:
— Você ainda não conhece Qingqing. A capacidade dela permite que se lembre de tudo o que viu ou ouviu. É como se ela tivesse registrado as configurações originais de qualquer objeto, podendo compará-las com extrema eficácia e até rastrear alterações.
— Pode considerá-la um banco de dados humano. O julgamento dela praticamente nunca falha.
— Xu Han sempre age dessa maneira. Instalar uma bomba é algo perfeitamente normal para ele — disse Chen Shi.
— Eu sei disso. O que realmente me preocupa é a finalidade dessa bomba...
Lu Zhan inspirou profundamente, com o semblante carregado.
— Afinal, para que instalaram essa bomba? Para impedir que o guardião dos túmulos cometesse algum erro... ou para matá-lo imediatamente?