Capítulo Cento e Vinte e Nove: Outro Mo Branco
— Você vai confessar ou não?
— Hum, hum!
— Você vai confessar ou não?
— Hum, hum, hum!
— Eu perguntei se você vai confessar!
— Hum, hum, hum, hum!
Pá! Pá! Pá!
Na sala de interrogatório mal iluminada, a mulher segurava um chicote encharcado de água com pimenta, golpeando o prisioneiro uma vez após a outra. O ar parecia arder com a violência dos ataques.
O prisioneiro estava com a pele em carne viva e o corpo tremia sem parar, mas ele permanecia em silêncio, mantendo a boca fechada e sem revelar nada.
Diante disso, a mulher deu um sorriso frio, enxugou o suor da testa e disse:
— Muito bem, você é um homem de verdade! Faz tempo que não vejo alguém com tanta fibra. Eu adoro gente como você...
Ela retirou as luvas brancas e colocou um par de luvas de algodão, virando-se como se fosse trocar de instrumento de tortura.
O prisioneiro, amarrado à cadeira, exibia um olhar de pavor e se debatia incessantemente, mas ainda assim não dizia nada.
— Excelente, estou gostando cada vez mais de você.
Ao voltar, a mulher trazia um ferro em brasa. Com um sorriso cruel, ela se preparou para pressioná-lo contra o prisioneiro.
Os olhos do homem estavam injetados de sangue e ele se debatia desesperadamente, mas era incapaz de se soltar. Seu corpo, exausto, desabou na cadeira com um olhar vazio.
Finalmente, um dos subordinados não aguentou mais. Ele puxou a manga da mulher e sussurrou:
— Chefe, acho que o prisioneiro não é que não queira falar, é que a fita adesiva ainda está na boca dele...
A mulher congelou e, ao olhar para trás, percebeu que, de fato, havia uma grossa fita adesiva transparente colada sobre a boca do prisioneiro.
Ele parecia sofrer, com lágrimas nos olhos, à beira do desfalecimento. Ao ouvir as palavras do subordinado, como se visse uma luz de esperança, começou a balançar a cabeça freneticamente.
O clima tornou-se subitamente embaraçoso.
O subordinado hesitou por um momento e, aproximando-se, retirou a fita da boca do prisioneiro.
— Eu... eu confesso... eu digo tudo... — o prisioneiro olhou para ele com gratidão, a voz saindo como um fio.
O subordinado lançou um olhar furtivo para a mulher, sentindo que o ambiente estava ainda mais constrangedor.
A mulher permaneceu em silêncio por um longo tempo, perdida em pensamentos. Após uma quietude prolongada, ela subitamente pressionou o ferro em brasa contra o prisioneiro e, com um riso sinistro e cruel, declarou:
— O que eu mais detesto é gente sem fibra como você!
...
Os gritos de agonia ecoavam pela televisão. Bai Mo sentiu um calafrio e sua sonolência desapareceu instantaneamente.
Ele sentiu um aperto no peito, pensando: será que serei interrogado dessa mesma maneira daqui a pouco?
Já eram oito horas da manhã do dia seguinte. Ele acordou sentindo-se entediado, mas quem diria que, ao ligar a televisão, daria de cara com um filme desses... um filme de terror.
Nesse momento, bateram à porta.
Antes que ele pudesse responder, Xu Han empurrou a porta e entrou no quarto acompanhada por várias pessoas.
— Aaaaaaaah!
A televisão continuava ligada, com os gritos ecoando pela tela, criando uma atmosfera bizarra.
Todos ficaram estupefatos, sem entender a situação. Xu Han, sem mudar a expressão, lançou um olhar para a tela e ordenou que desligassem o aparelho.
Ela ajeitou o cabelo curto atrás da orelha e comentou com um suspiro:
— O senhor Bai não parece nada assustado, ainda tem ânimo para ver televisão.
— É principalmente para criar coragem. Além disso, não fiz nada, por que deveria ter medo? — Bai Mo endireitou a postura.
Ao dizer isso, notou as luvas brancas de Xu Han. Sua expressão endureceu e ele sorriu sem jeito:
— Essas luvas da Chefe Xu não lembram um pouco as do filme?
Xu Han lançou-lhe um olhar, retirou as luvas e guardou-as no bolso:
— Já vi esse filme. A atuação é exagerada demais.
Bai Mo ficou atordoado, pensando: o fato de você ter visto ou não o filme tem alguma relação comigo? Ele perguntou, confuso:
— Achei até que fosse bom. O que tem de exagerado?
— Os gritos não soam reais.
Xu Han sorriu, sem dar maiores explicações, e seu semblante tornou-se sério:
— Muito bem, vamos ao que interessa. Para não desperdiçarmos o tempo um do outro, iniciaremos o interrogatório agora.
Enquanto falava, ela observou o quarto discretamente, sem encontrar vestígios daquela vela. Parecia que o zelador a carregava consigo o tempo todo...
— Certo.
Bai Mo, é claro, não esquecera sua atual condição de suspeito. Embora tudo ali fosse estranho, aquelas pessoas pareciam ser, de fato, autoridades.
No momento em que abriram a porta, ele viu claramente o corredor gelado e uma metralhadora apontada para o quarto.
Os membros do Departamento de Supressão vestiam uniformes militares e, com expressões severas, trouxeram rapidamente uma cadeira de formato peculiar.
Era uma poltrona com apoios de braço, conectada a uma rede de fios finos que convergiam para o encosto e se entrelaçavam até um capacete verde.
A expressão de Bai Mo mudou e ele perguntou, desconfiado:
— Espere, isso não é uma cadeira elétrica, é?
— Claro que não. Não tenho o hábito de usar tortura para obter confissões — respondeu Xu Han, balançando a cabeça.
Ao ouvir isso, seus subordinados olharam para o teto e para o chão, fingindo não ter escutado a afirmação.
— Então o que é isso?
— Um detector de mentiras — explicou Xu Han. — É o modelo mais recente desenvolvido pelo exército. Ele monitora rigorosamente todas as mudanças fisiológicas do alvo e as analisa. Durante o interrogatório, ele provará se você está mentindo.
Bai Mo ficou surpreso e questionou:
— Que detector de mentiras é esse, tão assustador... E vocês baseiam o trabalho nisso?
A cadeira estava coberta por eletrodos e fios que pareciam envolver todo o corpo, algo completamente diferente dos detectores que ele conhecia, emanando uma aura perigosa.
— Se não cobrir o corpo todo, como monitorar todas as mudanças fisiológicas? — Xu Han disse com naturalidade. — Os tempos mudaram. Não vejo problema em usar tecnologia para auxiliar nas investigações. É claro, o uso do detector depende de você.
Quanto mais Bai Mo pensava, mais estranho achava. Ele franziu a testa:
— Ontem você disse que as evidências contra mim eram concretas. Onde estão as provas? Por que agora precisa de um detector de mentiras?
— Devo dizer, este é um caso muito interessante.
Xu Han sorriu e pediu que mostrassem um vídeo no celular para Bai Mo.
O vídeo mostrava um assassinato. O criminoso mantinha as costas voltadas para a câmera o tempo todo e, após esfaquear a vítima, retirou-se apressadamente.
O que surpreendeu Bai Mo foi que as costas do assassino eram idênticas às suas, e suas roupas eram exatamente as que ele usava dias atrás.
Pode-se dizer que, se ele não soubesse que era impossível ser o autor do crime, teria ele mesmo apontado para a tela e se acusado.
— Não sou eu — ele se apressou a negar.
— O interessante é justamente isso.
Xu Han observou sua expressão, sem revelar emoções, e balançou a cabeça:
— A pessoa na imagem é idêntica a você. Isso deveria ser a evidência de que falei ontem. No entanto, após uma investigação inicial, descobrimos que você tem um álibi para aquele dia.
— Foram seis vítimas, incluindo um oficial do exército especialista em combate. Na minha opinião, você não tem capacidade para matá-lo, o que também constitui um ponto de dúvida.
Embora sentisse que ela estava subestimando sua força, Bai Mo acenou com a cabeça.
Xu Han, com o semblante fechado, continuou:
— Mas, como eu disse, entre as vítimas havia um oficial de alto escalão do exército. Sua identidade não pode ser revelada, mas ele ocupava um cargo de extrema importância.
— Então foi por isso que vieram pessoalmente investigar e trouxeram essa coisa? — Bai Mo compreendeu, apontando para o tal detector.
— Exatamente. O comando nos deu um prazo muito curto, por isso disse que nosso tempo é precioso. Usar o detector é, sem dúvida, uma forma eficiente de conduzir o caso.
Bai Mo ponderou por um momento. Embora parecesse bizarro, ele compreendeu o lado deles e hesitou:
— Isso é realmente confiável?
— Sim. Mesmo que não fosse, não causará nenhum dano a você, não se preocupe — explicou Xu Han.
— Tudo bem, então.
Bai Mo não hesitou muito. Ele também queria limpar seu nome o quanto antes e descobrir quem estava tentando incriminá-lo.
Ao ver sua concordância, Xu Han deu um sinal. Rapidamente, os homens instalaram os eletrodos nele, cobrindo-o como se fosse uma segunda pele, deixando-o com a aparência de uma múmia.
— Esse capacete tem uma cor bem festiva — murmurou Bai Mo sob o olhar de todos, enquanto colocava o capacete verde que cobria quase todo o seu rosto.
No segundo seguinte, as luzes começaram a piscar.
Xu Han observava a cena, um sorriso surgindo lentamente em seus lábios.