Capítulo 127: O Assassinato no Trem
Mas o que isso tinha a ver comigo?
Bocejei e, sob o olhar da jovem que parecia prestes a explodir de raiva, tirei calmamente o celular do bolso. Aproveitei aqueles instantes em que a conexão ainda estava razoavelmente boa, antes de o trem partir, e baixei para jogar off-line meu jogo favorito.
O trem logo começou a andar. Joguei algumas partidas; ele parou em várias estações e, então, chegaram uma senhora um tanto rechonchuda, um homem de meia-idade, forte e coberto de músculos, e um sujeito alto, magro e frágil.
A essa altura, o compartimento estava completamente ocupado.
A senhora era bastante falante. Talvez por causa das pernas ruins, ela não escolheu subir imediatamente para a cama superior. Em vez disso, sentou-se por algum tempo aos pés da minha cama e me ofereceu algumas panquecas fritas feitas em casa. Só quando chegou a hora de dormir e o trem apagou as luzes do vagão é que ela tornou a subir para a cama superior do meu lado.
No compartimento inteiro, restava apenas a luz fraca do corredor, que dava sono.
Fiquei algumas horas mexendo no celular e comecei a sentir a cabeça pesada. Então relaxei um pouco e dormi levemente, até que—
Uma gota de líquido gelado caiu sobre meu rosto e me despertou.
No instante em que o líquido caiu, senti em minhas narinas um cheiro fétido e nauseante.
Eu conhecia aquele odor bem demais.
Era sangue.
Abri os olhos de repente e vi uma grande mancha vermelha espalhada pela madeira acima de mim.
O sangue em meu rosto tinha escorrido por entre a madeira depois que uma enorme quantidade de sangue vazara do corpo de alguém morto.
Alguém havia morrido.
A pessoa morta estava na cama acima da minha — ou melhor, na cama do meio do meu lado.
Era impossível que fosse a cama superior, pois, nesse caso, a pessoa da cama do meio certamente teria percebido tamanha quantidade de sangue.
Uma ideia me ocorreu. Inspirei profundamente, virei-me e me levantei, soltando um grito alto.
Minha voz não era exatamente aguda, mas, entre duas e três da madrugada, ainda ecoou por uma longa distância.
A jovem que nunca simpatizara comigo foi a primeira a acordar, resmungando, descontente:
— Você é doente? Que horas você pensa que são?!
— No meio da noite, você não tem educação? Para que gritar desse jeito?!
Não me dei ao trabalho de responder. Gritei, com voz alta e apática:
— Tem sangue! Muito sangue!
Gritei várias vezes seguidas. Quando algumas pessoas perceberam que havia algo errado, imediatamente desceram para verificar o que acontecera do meu lado.
O homem alto e magro desceu da cama do meio do lado oposto sob a luz fraca. Tinha um rosto pálido e abatido, como alguém sofrendo de deficiência renal. Antes mesmo de chegar até mim, ficou completamente chocado ao ver a situação na cama do meio do meu lado. Suas pernas amoleceram e, por pouco, ele não caiu sobre mim.
— Tem um morto! Como esse homem morreu?!
— Venham rápido! Tem um morto aqui!
Os gritos dele foram muito mais altos que os meus e, em um instante, despertaram todos os que ainda estavam sonolentos. Até mesmo algumas pessoas que haviam passado a noite em claro no compartimento vizinho puseram a cabeça para fora, tentando descobrir o que estava acontecendo.
Aproveitei a ocasião para assumir uma expressão assustada. Sem limpar o sangue do rosto, levantei-me da cama e fui para o corredor. Só então consegui enxergar claramente a cama do meio.
Sangue. Muito, muito sangue.
Havia tanto que a maior parte do cobertor fino estava completamente tingida de vermelho, restando apenas alguns cantos brancos.
Eu não conseguia ver o que havia sob o cobertor, mas, considerando a quantidade de sangue, a área dos ferimentos provavelmente não era pequena.
A situação virou um caos. Os policiais responsáveis pela segurança do trem chegaram rapidamente, afastaram as pessoas que espiavam do lado de fora do vagão e aquelas que filmavam a cena, e depois reuniram novamente no compartimento todos os passageiros que estavam ali.
Um policial experiente tomou coragem, ergueu o cobertor do homem na cama do meio e examinou a situação.
Foi só então que finalmente enxerguei com clareza a maneira como o trabalhador migrante havia morrido—
Desmembrado.
E não era uma forma qualquer de desmembramento.
As roupas do homem ainda estavam praticamente intactas, mas seu corpo havia sido cortado em pedaços, nenhum deles com mais de um palmo de comprimento.
Da posição em que eu estava, as superfícies dos cortes entre os pedaços eram extremamente lisas, nada parecidas com algo que pudesse ser feito por golpes comuns de faca ou machado.
E, para realizar um corte daquele nível, ninguém no vagão sequer ouvira qualquer ruído.
Nem mesmo um grito.
O policial mais velho evidentemente também pensou nisso. Primeiro, interrogou todos sobre terem ouvido algum som. Só depois apontou para mim, que fora a primeira a descobrir a situação, e perguntou:
— Como você encontrou o corpo?
Contei exatamente como o sangue havia caído sobre meu rosto e atribuí a descoberta do cadáver ao homem alto e magro, que estava do lado oposto ao corpo.
O homem parecia igualmente apavorado e, por um instante, ficou desnorteado.
— Policial, eu realmente não ouvi absolutamente nada. Fui dormir bem cedo e só acordei quando ouvi a voz dessa moça.
Ele coçou a cabeça, percorreu as pessoas presentes com os olhos e, por fim, parou no homem musculoso. Com certa apreensão, perguntou:
— Como esse sujeito foi dormir e acabou desse jeito?
— Quanta força é necessária para fazer isso com uma pessoa?
Ao notar que estava sendo observado, o homem musculoso ergueu imediatamente o punho do tamanho de um saco de areia.
— Está olhando para mim por quê, seu desgraçado? Está insinuando que seria preciso muita força para matar alguém?
— Seu imbecil, use a cabeça! Não está vendo que o morto foi feito em pedaços? Acha que um ser humano conseguiria fazer isso?!
O homem musculoso falava de maneira grosseira, mas sua lógica era impecável. Por um instante, todos ficaram em silêncio.
A senhora rechonchuda caiu de joelhos no chão, juntou as mãos e começou a se curvar repetidamente em direção a algum ponto indefinido:
— Que pecado, que pecado! Eu sabia que não devia ter embarcado neste trem.
— Meu pai lutou na guerra. Ele me contou que antigamente este trem era usado para transportar carvão para os invasores japoneses, e que muita gente morreu naquela época para conquistar esta linha.
— Pelo jeito que estão os ferimentos, parece que ele foi cortado por uma espada enorme. Este trem deve estar assombrado; algum espírito injustiçado veio cobrar a vida dele!
A senhora começou a bater a cabeça no piso de metal, repetidamente. A jovem também estava pálida de medo, mas, ao vê-la daquele jeito, apenas torceu os lábios com desdém.
— Pelo que eu vejo, não existe essa história de deuses ou fantasmas!
— Respondam: vocês não começaram a ficar sonolentos na segunda metade da noite? Com certeza alguém colocou sonífero em nosso vagão, fez todo mundo desmaiar e depois cometeu o crime. Não é assim que acontece nas séries de televisão?
Fiquei um pouco sem palavras e me intrometi na conversa:
— Mesmo sem sonífero, é normal que as pessoas comecem a sentir sono durante a madrugada.
— Além disso, matar alguém é fácil; difícil é cortar os ossos. Você nunca matou uma galinha em casa, minha irmã? Até para quebrar os ossos de uma galinha é preciso bastante força, quanto mais os de uma pessoa.
— Se alguém tivesse feito todos nós desmaiar, ainda conseguiria tapar os ouvidos das pessoas dos dois vagões vizinhos? Ou será que o trem inteiro teria sido drogado ao mesmo tempo? Isso lhe parece muito plausível?
A jovem ficou vermelha de raiva depois que a confrontei e respondeu em tom ríspido:
— Você está procurando briga comigo?!
— Eu só fiz uma suposição! Qual é o problema de você me contrariar desse jeito? Sua caipira, quem você pensa que é para falar comigo?!
Façam suas apostas. Quem é o assassino?