Capítulo 150: O Zumbido e o Bater de Asas

A Loja de Incenso dos Cavalos de Papel Ministro Anterior e Ministro Posterior 2570 palavras 2026-03-31 21:30:29

“Pagar mais?”

O motorista soltou uma risada zombeteira. Vi com meus próprios olhos quando ele tirou do peito uma caixinha de ferro, parecendo prestes a abri-la. Meu rosto mudou de cor e, imediatamente, saquei a faca de desossar bambu que levava sempre comigo para estilhaçar a janela do carro.

Ele era o motorista, a iniciativa estava com ele, e dentro do carro nem havia espaço suficiente para manejar a faca direito — eu tinha de fugir primeiro!

Tomei uma decisão em uma fração de segundo e, com extrema rapidez, segurei o cabo da lâmina. Com um golpe certeiro, abri uma fenda no vidro. Dei mais duas batidas até que um buraco grande se abrisse, e só ento parei.

Estava prestes a me esgueirar para fora pela janela quando, no instante seguinte, um som de corte no ar ecoou perto do meu ouvido.

Não olhei para trás, mas ouvi claramente aquele som.

Não era o ruído de uma arma cortando o vento, nem de punhos ou pontapés.

Eu conhecia bem esses sons; quase todas as noites, em meus sonhos, eu revivia o dia em que fui espancada por Ciqing Nü até ficar coberta de sangue, recordando o silvo cortante que seus golpes faziam ao rasgar o ar.

Mas o som de hoje era diferente. Em meio ao sibilar do vento, parecia haver o bater de asas e o cricrilar de insetos.

Esse velho usava uma caixa de ferro para selar seus métodos, e havia barulho de insetos dentro do carro... Seria possível que ele praticasse a arte dos insetos venenosos, os Gu?!

Esse pensamento relampejou em minha mente e, logo em seguida, senti uma dor no rosto. Agarrei um inseto cinzento que tentava me picar e, apertando-o levemente entre dois dedos, vi a criatura transformar-se instantaneamente em uma poça de sangue.

Antes que eu pudesse soltar um suspiro de alívio, uma tontura avassaladora invadiu minha mente, acompanhada por um formigamento nos membros e pela sensação de dormência provocada pela circulação sanguínea interrompida. Antes que meus olhos se fechassem por completo, só tive tempo de ouvir o motorista dizer friamente:

— Eu não sou nenhum daqueles dois irmãos da funerária que aceitam qualquer quantia para carregar o caixão na cabeça. Que história é essa de pagar mais?

— Ganhar dinheiro exige consciência, habilidade e, acima de tudo, manter princípios.

Eu queria retrucar, mas minha consciência mergulhou totalmente na mais completa escuridão.

No mar caótico da minha mente, reinava uma paisagem bizarra e surreal.

Parecia que eu havia voltado à Aldeia do Forno de Tigre, à choupana onde crescera desde pequena. Meu segundo tio estava cortando bambu enquanto eu fazia o dever de casa. Quando encontrei uma questão difícil, fui pedir ajuda a ele.

Meu segundo tio ficou olhando por um bom tempo antes de abrir a boca para responder:

— Que porcaria de bobagem é essa escrita neste livro? Isso é coisa que se deva ensinar a uma criança? Para mim, parece papel higiénico... Cof, cof. Ah, Bai, por que não vais dormir durante a aula? Já gastámos o dinheiro, o importante é seres feliz; o que der para aprender, aprende-se, o resto que se dane.

O segundo tio costumava ser assim. Senti um pouco de alívio e voltei a pegar no dever de casa, mas notei que ele havia parado de trabalhar. Achei estranho, até que o segundo tio ergueu a cabeça bruscamente e olhou para mim.

Consegui ver claramente o rosto dele. Vi com toda a clareza.

No entanto, por que o segundo tio estava a sangrar pelos sete orifícios?

Sangue. Um fluxo contínuo de sangue negro jorrava sem parar dos olhos, do nariz, das orelhas e da boca do meu segundo tio.

Puxei com dificuldade o que estava mais próximo para tentar estancar o sangue, mas o rosto do segundo tio cobria-se de ainda mais rubor.

Apesar de tudo isso, parecia que o segundo tio ainda tinha algo a me dizer:

— Bai... O segundo tio vai indo na frente. Tens de comer bem...

Muito, muito sangue. Tudo o que meus olhos alcançavam era de um vermelho intenso. Uma torrente avassaladora de sangue jorrava do corpo do segundo tio. Com todas as minhas forças, carreguei-o nas costas para fora de casa, querendo encontrar um lugar mais seguro.

Contudo, aquele rio e mar formados por uma torrente de sangue negro continuavam a subir incessantemente, submergindo o curso d'água, cobrindo os campos cultivados, afogando a minha casa, alcançando os meus tornozelos, até que... cobriram a minha boca e o meu nariz.

Não, o segundo tio não. O segundo tio não morreria.

Mesmo que morresse, ele jamais permitiria que eu me afogasse no sangue dele.

Eu tinha plena consciência disso. Arrastando o corpo do segundo tio, nadei com todas as forças naquele mar de sangue. Faltava pouco, faltava muito pouco...

Ar!

Lutei para emergir à superfície da água, limpando com dificuldade os vestígios de sangue do meu rosto. Minha visão estava completamente escura e minhas mãos encontravam-se vazias; o segundo tio já não estava ao meu lado.

Não consegui salvar o segundo tio, e esta também não era a minha antiga casa, mas sim um ambiente totalmente escuro. Estendi as mãos, tateando com dificuldade a escuridão para examinar os arredores até que, finalmente, toquei uma borda fria.

A fronteira irradiava frieza. Toquei suavemente a superfície oposta com as unhas e ouvi um eco fraco ressoar nos meus ouvidos...

Era uma caverna.

Abri a boca e gritei:

— Mãe!

Esta era a caverna da minha mãe!

Ninguém me respondeu, apenas um suspiro fraco e melancólico, quase imperceptível, chegou até mim:

— ...Até as espadas e as lâminas perdem o corte...

Isto... seria a minha mãe?

Meu coração afundou. Quando estava prestes a levantar os pés para sair da caverna, vi uma centelha de fogo flutuar de fora em direção a mim — não, em direção a outra pessoa.

Com a ajuda daquela luz fraca, pude ver claramente o cenário dentro da caverna: na mais completa escuridão, uma jovem com os membros retorcidos e dobrados jazia desamparada no chão. Seus olhos foram iluminados pela luz do fogo — ou melhor, pelo brilho de bonecos de papel em combustão —, despertando nela um clarão chamado "esperança".

Contudo, o tempo de queima dos bonecos de papel era limitado.

No instante em que o boneco de papel se desfez em cinzas, o brilho indescritível nos olhos da jovem extinguiu-se por completo, fazendo com que toda a caverna mergulhasse novamente na escuridão.

Eu sabia que algo estava errado, muito errado, mas não conseguia parar de tatear o caminho para encontrá-la.

Encontrei-a. Ergui seu corpo trêmulo, passei um braço ao redor de seu pescoço e a abracei com força, querendo transmitir-lhe um pouco de calor final.

Ouvi vozes novamente. Desta vez, quem falava era Luna.

As palavras que Luna pronunciou com esforço foram:

— Tu estás a mentir. Na verdade, querias ir comigo.

— Eu ouvi o teu coração a bater descompassado naquele dia...

Não, com certeza aquilo também não era Luna.

Ela não sabia distinguir entre uma dívida de gratidão por salvar a vida e uma paixão incipiente, mas como eu poderia não saber?

Meu coração não bateria descompassado; aquilo certamente não era real.

Ela certamente estaria a culpar-me por tirá-la da caverna, dando-lhe esperança, mas depois, tendo morrido em paz, forçando-a a partir e despedaçando os seus sonhos...

Fiquei atordoada por um instante, sem sequer perceber quando o peso em meus braços desapareceu. Só consegui ver luzes vermelhas e azuis a piscar na escuridão, tornando-se cada vez mais brilhantes.

Eu estava sentada à entrada de um beco, com a viatura policial não muito longe de mim. Permaneceu sentada no mesmo lugar, sem chorar, apenas olhando com o olhar vazio para aquele cadáver ali perto.

Anran. Era Anran.

As pessoas que corriam de um lado para o outro eram, na verdade, rostos sem feições.

Apenas ela jazia no chão, com sua alma a dissipar-se lentamente.

Por que é que eu tinha ficado atordoada naquele dia?

Lembrei-me. Era porque eu trazia sempre bonecos de papel comigo.

Ao descobrir que Anran estava morta, minha primeira reação foi usar o boneco de papel para seguir a energia de rancor de Anran, encontrar sua alma e permitir que ela possuísse o papel.

Eu ainda poderia salvá-la uma última vez. Mesmo sem um corpo físico, desde que houvesse rancor e ressentimento, eu poderia criá-la e alimentá-la da mesma forma que criava o Pequeno Quarenta. Ela ainda poderia viver por muito tempo, quem sabe tendo a boa fortuna de desfrutar de incenso e devoção de um lugar...

Contudo, não havia nada. Ela não tinha rancor.

Eu não conseguia encontrá-la.

Ela jazia no chão de olhos fechados e em silêncio, como se estivesse a sonhar.

Para ela, talvez viver fosse apenas um sonho. Ela trocou seus primeiros quinze anos de vida dolorosa por 43 dias e noites normais, sentindo-se satisfeita com isso e, por isso, partiu com o coração em paz...

É ridículo! Odeia-o! Por que não o odeias?!

Bai Beiwang é verdadeiramente culpado de merecer a morte mil vezes!

Anran poderia ter tido um futuro tão maravilhoso, por que não o odiava, por que não o matava?!

Meus olhos tornaram-se vermelhos como sangue. No instante seguinte, senti uma dor lancinante no abdômen e fui violentamente repelida por um golpe de força extrema.

Outra vez... Ciqing Nü.

Depois de ser picada pelos insetos venenosos, o desfecho daquela série de ilusões era, afinal, um combate corpo a corpo.

Queriam destruir minha mente e meu corpo, fazendo-me adormecer para sempre aqui?

Terão de ver se são bons o suficiente para isso!