Capítulo sessenta e sete: Você gostaria de experimentar?
Zhao Layue ergueu a mão com firmeza. Devido aos anos dedicados ao manejo da espada, seus dedos, marcados por calos, cortaram o ar sobre os degraus de pedra com tal velocidade que produziram um assobio, como uma bandeira que tremula intensamente no campo de batalha. Havia ali uma determinação absoluta, quase uma aura de frieza e decisão.
Mais resoluto, ou talvez mais firme, era o seu olhar.
Bastava um gesto ou um olhar de Jing Jiu para que ela compreendesse o que ele queria dizer. O inverso também era verdadeiro.
Jing Jiu não continuou, sem entender por que ela não queria ouvir. Ele sabia bem que sua verdadeira identidade era algo que Zhao Layue desejava profundamente descobrir. Embora ela nunca tivesse perguntado diretamente, ocasionalmente mencionava nomes como Lian Sanyue durante as conversas. Isso poderia ser uma sondagem ou apenas o fluxo natural de seus pensamentos. Hoje, ela viera ver Tian Jinren justamente com a intenção de formular essa pergunta, então por que não o fizera? Jing Jiu preparava-se para revelar a verdade, mas por que ela não queria escutar?
— Tive muitas especulações sobre a sua identidade. Pensei que você pudesse ser um ser demoníaco de uma seita perversa, e cheguei até a ter suposições ainda mais bizarras — disse Zhao Layue. — Mas, hoje, quando decidi não perguntar, percebi que, na verdade, não preciso dessa resposta.
— Por quê? — indagou Jing Jiu.
— Porque não quero ouvir uma resposta ruim e não saberia o que fazer se, por acaso, fosse essa a verdade.
Ao dizer isso, Zhao Layue parecia um tanto tímida. Se os discípulos da Seita Qingshan vissem aquela cena, ficariam estupefatos, incapazes de proferir uma palavra. Aquilo era algo que não deveria acontecer com ela.
Jing Jiu compreendeu o que ela sentia e disse:
— Prometo que não será uma resposta ruim.
Zhao Layue hesitou, não ousando aprofundar seus pensamentos, e respondeu:
— Sendo assim, está bem.
— Isso basta? — perguntou ele.
Zhao Layue respondeu com seriedade:
— Quem você é não importa. Só sei que você é uma pessoa muito importante para mim.
Jing Jiu refletiu por um momento e disse:
— É verdade.
Zhao Layue sorriu ao olhá-lo, e a pequena flor em sua têmpora tremulou levemente com a brisa. Jing Jiu estendeu a mão e acariciou a cabeça dela. Ela arregalou os olhos, límpidos e vivos, extremamente cativantes. Jing Jiu pensou que logo ouviria o lema da Seita Qingshan.
— Não faça isso.
Zhao Layue não estava irritada, mas sentia-se inquieta. Com cautela, ela retirou a mão dele de sobre sua cabeça. No entanto, não o soltou. Ela o puxou degraus abaixo e caminharam em direção à rua que contornava o Jardim das Ameixeiras. Nos últimos anos, enquanto viajavam pelo mundo, suas mãos se entrelaçavam ocasionalmente quando precisavam voar com suas espadas. Mas aquilo era apenas um segurar firme — segurar a espada é uma coisa, dar a mão é outra. Além disso, normalmente, eles não agiam assim. Hoje, o motivo principal era o ferimento de Jing Jiu.
Talvez fosse isso.
Eles chegaram à rua. O trecho próximo ao antigo Jardim das Ameixeiras estava vazio; as barracas de xadrez haviam sido retiradas, restando apenas restos de papel e alguns bancos quebrados tombados no chão. À frente, o ambiente ainda era agitado, com uma multidão aglomerada em torno de um ponto, soltando exclamações constantes.
O jovem estava parado diante de uma barraca de xadrez. Seu rosto juvenil não exibia mais aquela indiferença, mas sim um certo cansaço. Jogar contra aqueles donos de barracas era algo difícil de suportar para ele. Era compreensível. Mas por que ele viera até ali, insistindo em expulsar aquelas barracas daquela maneira?
Jing Jiu e Zhao Layue passaram pela rua sem parar e sem sequer lançar um olhar para aquele lado. Eles sabiam quem era o jovem, mas não tinham um interesse especial. Cítara, xadrez, caligrafia e pintura nunca fizeram parte de suas vidas.
Até que algumas exclamações ecoaram na multidão. Então, ouviram uma frase.
...
O Sr. He, do Clube de Xadrez Chunxi, estava com uma expressão terrível, especialmente ao notar o ar de tédio no rosto do jovem. Ele mesmo havia jogado e sofrido uma derrota humilhante. O que mais o apavorava era não entender como fora derrotado, nem sequer ser capaz de medir o nível de habilidade do oponente.
Passos soaram fora da multidão. Ele olhou para trás e viu o Segundo Mestre, o mais influente do clube, vindo à frente, o que o fez suspirar de alívio. O Clube de Xadrez Chunxi tinha certa fama na Cidade de Zhaoge; certamente haviam convocado um jogador formidável. Contudo, ao ver o velho de vestes simples e barba longa ao vento, ele prendeu a respiração, assustado: como haviam chamado aquela pessoa?
Mais pessoas notaram o velho, e a multidão se abriu como uma maré. Sussurros e especulações não paravam, tornando-se, por fim, exclamações incontroláveis.
— Acadêmico Guo!
— Por que ele veio pessoalmente?
O velho chamava-se Guo Qi, um alto funcionário da corte e Acadêmico do Pavilhão Wenyuan, de posição extremamente elevada. Para as pessoas daquela rua que viviam do xadrez, contudo, o velho possuía outra identidade ainda mais famosa: o Acadêmico Guo era um mestre nacional de xadrez, considerado por muitos como o primeiro do império!
— O próximo.
Nesse exato momento, o jovem encerrou a partida e, sem levantar a cabeça, disse apenas isso.
O Acadêmico Guo aproximou-se da mesa de xadrez e disse:
— Peço que me ensine.
O jovem levantou a cabeça e, ao vê-lo, pareceu um pouco surpreso. Sua expressão finalmente tornou-se mais séria e ele saudou:
— O senhor está bem informado, milorde.
— Digamos apenas que tive sorte hoje — disse o Acadêmico Guo, acariciando a barba longa com um sorriso. — Devido ao Encontro das Ameixeiras, a audiência imperial foi cancelada. Fui almoçar no Restaurante Ruixiang e o dono do Clube Chunxi veio apressado pedir ajuda aos meus convidados. Por curiosidade, perguntei os detalhes e, pela descrição, soube que era você. Naturalmente, tive de vir ver.
Só então o Sr. He entendeu por que o Acadêmico Guo aparecera. Os convidados da casa do acadêmico tinham excelentes habilidades no xadrez, muito superiores às dos jogadores comuns de Zhaoge, mas jamais se comparariam ao próprio acadêmico. Contudo, como um figurão como o Acadêmico Guo poderia ser convidado por seu clube de xadrez?
Enquanto pensava nisso, ouviu o jovem dizer:
— Não era necessário.
O Acadêmico Guo disse com solenidade:
— Inúmeras pessoas em Zhaoge desejam jogar uma partida com você, mas você nunca aceita. Hoje, com esta oportunidade rara, como eu poderia perder?
Ao ouvir o diálogo, a multidão entrou em alvoroço, perguntando-se quem seria aquele jovem. O Sr. He, por sua vez, era diferente das pessoas comuns da rua; ele deduziu a identidade do rapaz e sua expressão mudou drasticamente, o suor frio encharcando suas roupas. Ele jogara uma partida contra aquela pessoa? Não seria isso buscar a própria morte? Mas, logo em seguida, sentiu-se honrado; perder para alguém daquele calibre era natural, não havia vergonha nisso. O que importava era: quantas pessoas teriam a chance de jogar contra ele? Que glória!
— Só não entendo por que você veio jogar aqui — disse o Acadêmico Guo, franzindo a testa ao olhar para o ambiente precário e os utensílios de xadrez extremamente simples.
O jovem respondeu:
— Não quero que essas pessoas joguem, especialmente aqui.
O olhar do Acadêmico Guo pousou no bosque de ameixeiras ao longe. Ele entendeu o que o rapaz queria dizer. O antigo Jardim das Ameixeiras estava sendo esquecido pelo mundo, mas aquele lugar testemunhara os eventos mais importantes da história da humanidade, assim como aquelas pessoas. Um lugar como aquele não deveria ter sua paz perturbada pelos ruídos das disputas de xadrez e por vigaristas.
— Realmente, parece um pouco desagradável — concordou o Acadêmico Guo, olhando ao redor. — Se você me vencer, eu farei com que limpem este lugar.
Como Acadêmico do Pavilhão Wenyuan, ele certamente tinha autoridade para isso. Mas o jovem não aceitou:
— Você não pode me vencer. Quanto a limpar o lugar, os donos das barracas não se darão por vencidos, e ainda haverá muitos em Zhaoge que não aceitarão.
A multidão voltou a exclamar, achando o jovem extremamente arrogante. O Acadêmico Guo, entretanto, percebeu um significado oculto em suas palavras e disse com seriedade:
— Por favor.
O jovem disse:
— Por favor, aguarde um momento. Tenho algo que preciso fazer antes.
O Acadêmico Guo respondeu:
— Prossiga.
Dito isso, seu olhar pousou em um banco que ainda estava relativamente limpo. O administrador da casa do acadêmico apressou-se em limpá-lo e servir chá fresco. O Acadêmico Guo sentou-se, curioso para ver o que o rapaz faria.
O jovem olhou para a rua. Lá, um par de jovens, um homem e uma mulher usando chapéus de palha, passava.
O jovem disse:
— Você não quer vir tentar?
A luz do sol incidia sobre os chapéus, fazendo-os brilhar levemente. Os dois pararam, mas não disseram nada.
O jovem completou:
— Quero dizer, venha tentar ver se consegue entender meu xadrez.