Capítulo Setenta e Quatro: Passos que Florescem Lótus
No primeiro dia do Encontro das Ameixeiras, três notícias chocantes foram divulgadas.
A primeira notícia foi que, na disputa de música de guqin do encontro, a vencedora não foi a filha prodígio do clã Zhongzhou, Bai Zao, mas uma jovem do Templo da Lua d’Água chamada Guo Dong. Dizem que ela é discípula de três meses do templo, com aparência e temperamento comuns, e que foi sua primeira vez tocando o guqin. Ainda assim, conquistou elogios do mestre Chan e fez até Bai Zao se sentir inferior. De qualquer forma, a vitória do Templo da Lua d’Água mais uma vez confirmou o famoso ditado do mundo espiritual: “Quem vence é sempre o Templo da Lua d’Água”.
A segunda notícia foi que Tong Yan não participou do primeiro dia do encontro, mas foi ao Jardim das Ameixeiras Antigo, onde venceu mais de trinta partidas consecutivas na rua em frente ao jardim, derrotando no meio do jogo o renomado mestre de xadrez da atual dinastia, Guo Daxueshi. Um detalhe muito interessante foi a conversa que teve com Jing Jiu.
A notícia mais importante ocorreu dentro do Jardim das Ameixeiras Antigo. O lendário Tian Jinren, que muitos procuravam arduamente, estava ali, vivendo uma vida de meditação e reclusão. Luo Huainan conseguiu visitá-lo, e o conteúdo da conversa se espalhou rapidamente, confirmando o que Jing Jiu havia dito, elevando ainda mais sua reputação. Muitos sabiam que Zhao Layue e Jing Jiu também entraram no templo, mas ninguém sabia o que perguntaram, nem como Tian Jinren respondeu. Muito menos sabiam que, na noite anterior, havia ocorrido um encontro especial.
Jing Jiu entrou no palácio imperial e teve uma longa conversa com Sua Majestade, o Imperador Divino, e com este discípulo ainda comum da seita Qing Shan.
Nas primeiras horas da manhã, uma névoa suave pairava sobre o Jardim das Ameixeiras.
Tian Jinren era simples e modesto em suas ações, recusando serenamente a proteção de mestres do clã da Espada do Mar Ocidental e discípulos da Academia Bailu, aceitando apenas a companhia de um jovem assistente para cuidar de suas necessidades diárias. Quanto mais ele se comportava assim, mais respeitado e admirado era no mundo.
O jovem assistente esfregava os olhos sonolentos, preparando-se para colher alguns galhos de ameixeira vermelha para colocar em um vaso.
Os oficiais da Seção Qing Tian, que estiveram de guarda a noite toda na rua, viram essa cena e confirmaram que Tian Jinren não havia saído, rapidamente enviando a notícia ao palácio imperial.
Logo, uma carta partiu do palácio e chegou ao Templo Jingjue.
Depois, outra carta saiu do Templo Jingjue e foi entregue ao Jardim das Ameixeiras Antigo.
Naquele momento, o jovem acabara de arrumar as flores no vaso, ainda bocejando sem parar.
Ao receber a carta, Tian Jinren soube imediatamente do conteúdo ao tocar seus dedos nela — não por qualquer poder sobrenatural, mas porque a carta continha uma meditação zen que penetrava no coração.
A carta fora escrita pessoalmente pelo mestre Chan, convidando-o para uma reunião hoje no Templo Jingjue.
Tian Jinren ficou em silêncio por um momento e disse: “Prepare o veículo para irmos ao Templo Jingjue.”
O jovem assistente ficou surpreso e preocupado.
O grande mestre zen, conhecido em pé de igualdade com seu senhor, queria vê-lo, talvez com algum intuito de teste ou comparação.
Ontem, seu senhor havia cuspido sangue — será que resistiria?
...
A chuva de primavera já havia cessado há muito tempo.
Depois de uma noite de umidade, a terra estava macia como manteiga, as pedras azuis brilhavam com uma luz suave, parecendo jade preto.
As pétalas caídas pela chuva repousavam no chão úmido, como se um pintor tivesse acabado de aplicar uma delicada aquarela, muito belo.
Tian Jinren não podia ver essa beleza, mas sentia o frescor do ar úmido, o cheiro da fumaça vinda do antigo templo e o aroma sutil das flores.
Ele disse: “Na brisa da primavera entre os pêssegos e ameixeiras, seria apropriado beber um copo de vinho.”
“Os monges não bebem vinho,” respondeu uma voz que vinha de algum lugar.
O Templo Jingjue estava silencioso na manhã, sem o som do sino ou passos de monges; o incenso que se transformava em fumaça era talvez o que fora aceso na noite anterior.
O jovem assistente que o acompanhava desapareceu de repente, como se nunca tivesse estado ali.
Passos ecoavam — um som estranho, como um gato lambendo água ou um cavalo pisando na lama.
Era um jovem, com cabelos negros curtos, vestindo um manto vermelho meio aberto, de aparência casual.
Seus olhos brilhavam limpos, mas seus pés estavam descalços, sujos de lama.
Tian Jinren sorriu e disse: “O vinho e a carne atravessam o corpo.”
O jovem monge fez um gesto e respondeu: “Comer é comer, fazer é fazer; negar a existência é negar demais.”
Tian Jinren não falou mais, inclinou-se respeitosamente e perguntou: “Mestre Chan me convocou. Qual é sua orientação?”
O jovem monge era o mestre Chan, famoso no mundo secular e entre os praticantes comuns, considerado um grande mestre em pé de igualdade com Tian Jinren.
Mas ele próprio sabia que, em termos de idade, posição e cultivo, estava muito abaixo do outro, e cumprimentou-o com grande reverência.
O mestre Chan disse: “Sua Majestade pediu que viéssemos a Cidade de Chaoge. A intenção é clara. O que você pensa sobre isso?”
Tian Jinren respondeu: “Trata-se do destino do meu clã. Não ouso recusar sob o pretexto de que o caminho celestial é insondável. Devo calcular o máximo possível, buscando paz de espírito.”
O mestre Chan perguntou curioso: “Ouvi dizer que ontem você falou com Sua Majestade sobre um prazo de cem anos?”
Tian Jinren não negou e disse: “Só pude estimar essa aproximação.”
O mestre Chan pareceu coçar o peito, caminhou até um pessegueiro e esfregou a lama do pé na árvore.
“Chamei você aqui porque recebi uma carta do imperador esta manhã.”
Tian Jinren, incapaz de enxergar, não mostrou emoção, respondeu calmamente: “É?”
O mestre Chan disse: “A tinta da carta ainda está fresca. Deve ter sido escrita há pouco. Imagino que Sua Majestade tenha passado a noite em claro, preocupado.”
Tian Jinren elogiou: “Sua Majestade se preocupa com o país e o povo, diligente nos assuntos do governo, uma verdadeira bênção para todos.”
O mestre Chan conferiu se a lama do pé estava quase limpa, satisfeita, e disse: “Assuntos nacionais? Não, ele está preocupado com um velho amigo.”
Tian Jinren pressentiu o que isso significava, e o significado em seus olhos cinza-esbranquiçados se aprofundou em silêncio.
“É Fang Jingtian?” o mestre Chan perguntou de repente.
Naquela noite, quando o falso refúgio do Mestre Jingyang foi aberto, ele já havia percebido Fang Jingtian.
Porque naquele momento, Fang Jingtian havia lançado uma intenção assassina contra Jing Jiu.
Por isso, ele usou a nuvem de lótus para proteger Jing Jiu enquanto ele partia.
Tian Jinren não respondeu à pergunta.
A luz da manhã já dominava o jardim, o céu azul límpido, mas sem sinal do sol.
O mestre Chan olhou para o céu e murmurou: “Será por causa da história do velho amigo?”
Tian Jinren respondeu calmamente: “Mestre Chan, já que você tem certeza disso em seu coração e me chamou, certamente não é para ouvir minhas explicações.”
O mestre Chan desviou o olhar e disse: “Exato. Ambos sabemos que tudo está em um pensamento. Falar ou não, na verdade, não é tão importante.”
Tian Jinren entendeu sua intenção, mas ainda tinha dúvidas e perguntou: “Por que o mestre Chan se envolveu nisso?”
“Porque aquele jovem também deveria ser um velho amigo meu.”
A voz do mestre Chan estava cheia de emoção e saudade.
Então, ele se afastou caminhando em direção à floresta, sem se importar em sujar os pés novamente na lama.
...
O mestre Chan partiu assim.
A floresta ficou silenciosa.
Na grama úmida e macia, ficaram as pegadas do mestre Chan.
Sob a grama pisada, a lama molhada.
Das entranhas da lama, floresceram flores de lótus brancas.
Um passo.
Uma flor.
Esse era o pensamento deixado pelo mestre Chan.
Tian Jinren olhou fixamente para as flores de lótus emergindo da lama, seus olhos cinza-esbranquiçados carregando um ar de morte.
Ele não sabia se ainda conseguiria sair dali vivo.
...
(Lembrei que, há dias, ao passar por Shenyang e querer chamar o Tio Guan para jantar, ele não estava lá. Desprezo por ele.)
(Fim do capítulo)