Capítulo Setenta e Cinco: Flores de Lótus ao Cair da Noite

A Grande Via Ruma ao Céu Truque oculto 2652 palavras 2026-04-01 15:45:41

De repente, o canto de um pássaro ecoou pela mata, nítido e comovente, de uma beleza singular.

Entre os pios, uma lótus branca oscilava suavemente ao sabor do vento, exalando uma névoa diáfana que, aos poucos, foi tomando a forma humana.

Era uma mulher de beleza estonteante, vestida com sedas leves, que dançava ao ritmo trêmulo das pétalas. Seus passos eram graciosos, sua silhueta sedutora e seus olhares faiscantes tinham o condão natural de transtornar os corações.

Ao contemplar tais imagens, Tian Jinren revirou os olhos, cujas pupilas acinzentadas adquiriram um aspecto particularmente aterrorizante.

Todos sabiam que o Monge Zen era a figura mais insondável do Continente Chaotian.

Embora Tian Jinren ousasse disputar com ele a primazia na arte de deduzir os segredos celestiais, reconhecia que, em termos de poder e reino de cultivo, ficava infinitamente atrás do oponente.

Contudo, o Monge Zen afinal não interviera pessoalmente; deixara apenas um fragmento de seu pensamento zen.

À primeira vista, os artifícios desdobrados espontaneamente por aquele pensamento não pareciam assim tão portentosos.

Tian Jinren acalmou-se, retirou das mangas mais de uma dezena de moedas de cobre ancestrais da dinastia pretérita e, com um gesto aparentemente casual, arremessou-as à sua frente.

As moedas caíram sobre a terra lamacenta: algumas fincaram-se verticalmente no lodo, outras jaziam tombadas na lama, enquanto outras ainda rolavam para diferentes direções.

Tian Jinren avançou seguindo o traçado daquelas moedas, inteiramente imune à sedução das mulheres que dançavam sobre a lótus branca, sem sequer precisar invocar a Contemplação dos Ossos Brancos.

Enquanto caminhava, suas vestes enfunavam ao vento e uma luz sutil irradiava de seu corpo, conferindo-lhe a imponente marcha de um dragão ou de um tigre.

De súbito, o canto dos pássaros na floresta tornou-se agudo, a lótus branca agitou-se com maior violência e as mulheres que dançavam entre as pétalas intensificaram os movimentos sedutores, despindo-se gradualmente.

Tian Jinren ergueu as sobrancelhas.

Mais de dez auras brotaram dos orifícios quadrados das moedas antigas; eram auras que exalavam o aroma de um vinho generoso e a doçura frutal dos pessegueiros e ameixeiras, de uma fragrância inebriante.

Ao sentirem tal perfume, as dançarinas entre as flores perderam os sentidos, enebriadas. Seus passos tornaram-se descompassados e seus olhares vagos, até que, sem se darem conta, aproximaram-se da borda da lótus.

— Ah! Ah!

Acompanhadas por gritos de espanto, as mulheres precipitaram-se uma a uma da flor, despencando na lama e continuando a cair em direção desconhecida, fosse para as Fontes Amarelas ou para um abismo sem fundo.

Tian Jinren nem sequer lhes concedeu um olhar, prosseguindo sua marcha para fora da floresta.

Nesse instante, uma rajada de galcacho irrompeu de fora do bosque, fustigando os troncos com ramos de capim encharcados de chuva e pedras, num estalar seco.

As lótus brancas brotadas das pegadas do Monge Zen oscilaram com ainda mais fúria, como se pudessem se romper a qualquer momento.

No instante seguinte, as hastes resistiram, o vento cessou abruptamente e a floresta mergulhou num silêncio profundo.

Mais de dez estátuas divinas emergiram sobre as lótus brancas.

Apesar de as flores serem originalmente exíguas e as imagens nelas contidas deverem ser ainda menores, por razões insondáveis, transmitiam uma impressão de colossal grandeza, inspirando um respeito reverente.

Entre aquelas divindades havia Budas, Bodhisattvas, dragões e elefantes.

Os corpos verdadeiros de todos os deuses erguiam-se altaneiros até a abóbada celeste.

As pupilas de Tian Jinren contraíram-se levemente. Suas amplas mangas agitaram-se, liberando duas emanações de um rigor gélido e, ao mesmo tempo, de profunda profundidade arcana.

A aura exalada pelas moedas de cobre condensou-se instantaneamente em substância física, metamorfoseando-se num ramo de árvore coroado por duas ou três flores de pessegueiro rosadas e brancas.

O galho de pessegueiro cortou o ar, fustigando as estátuas divinas sobre a lótus.

Era como o gesto de um eremita que, debruçado sobre a cerca de seu jardim, enxota os letrados pedintes que espiam a beleza de sua propriedade.

Entre estalos secos, o galho curvou-se, rechaçado para trás e com as pétalas esfacalhadas, incapaz no fim de abalar minimamente aquelas divindades e Budas.

Tian Jinren não se atemorizou; pensou em silêncio: "Pouco me importam os Budas e deuses de todo o firmamento; afinal, habitais dentro deste mundo. Não vos direi que cada flor encerra um universo, apenas vos convoco a perecer juntamente com o mundo."

Após diversos contatos, ele já havia calculado e deduzido a verdadeira extensão do poder contido naquele pensamento residual do Monge Zen.

Decidiu não mais se conter, desferindo um golpe direto para estilhaçar a proibição imposta pelo oponente.

Com um silvo límpido, a vontade que ele cultivara e aprimorara ao longo de muitos anos na Academia do Cervo Branco irrompeu caudalosa como um rio imenso, rugindo com uma força avassaladora e majestosa.

As margens da lótus branca murcharam e feneceram a uma velocidade visível a olho nu.

As estátuas dos Budas e divindades também começaram a recuar para o fundo, como se estivessem prestes a dissolver-se na penumbra da noite.

O problema era: de onde vinha aquela noite?

O rio caudaloso deteve-se no céu que escurecia gradualmente, esmaecendo e perdendo densidade.

Não fora o pensamento do Monge Zen que desferira um contra-ataque.

Fora o próprio Tian Jinren quem interrompera sua ofensiva.

Ele recolheu lentamente as mãos.

Seu rosto estava pálido.

No limiar entre o nascimento e a extinção, ocorrera-lhe subitamente um pensamento.

Aquelas lótus brancas, as dançarinas, os Budas e Bodhisattvas... Como os vira?

Por que... por que fora capaz de vê-los?

Há muitas coisas no mundo que não exigem compreensão, bastando que sejam concebidas pelo pensamento.

Como a vida e a morte.

Tian Jinren compreendera o porquê de sua visão, e isso bastava.

Consequentemente, cessou de ver.

Uma flor de lótus adentra a noite.

Um pássaro errante retorna ao ninho.

Um velho Buda retira-se para a solidão.

Tudo no mundo depôs seu gume e sua luz.

……

Tudo não passa de ilusão.

As lótus brancas, as dançarinas, os deuses, o canto dos pássaros, a brisa primaveril e os pessegueiros em flor — tudo era fruto de um único pensamento seu.

Tian Jinren rememorou as palavras proferidas pelo Monge Zen antes de partir.

Todas as coisas residem num único pensamento.

As divindades que enchiam os céus haviam se dispersado; onde estaria qualquer lótus?

Nem sequer havia pessegueiros em flor; o que restava era sangue, salpicado em pequenas gotas por todo o seu corpo.

Tian Jinren sentou-se de pernas cruzadas no chão, com os cabelos soltos e o corpo ensanguentado, numa aparência de extrema desolação.

O jovem pajem não se afastara muito; afinal, permanecera o tempo todo ao seu lado, exclamando aterrorizado:
— Mestre! O que vos aconteceu?!

Duas rajadas de sangue brotaram dos olhos de Tian Jinren, tornando sua tez ainda mais cadavérica.

Sua voz reduziu-se a um sussurro grave:
— Partamos.

Poder continuar vivo já era prova da compaixão do Monge Zen.

Naturalmente, se não tivesse desperta a tempo e persistisse em atacar as divindades celestiais, toda aquela força teria refluído contra a sua própria mente daoísta.

Mesmo que sobrevivesse, decerto terminaria reduzido a um imbecil.

O pajem não ousou replicar e, amparando-o, conduziu-o para fora do Templo Jingjue.

Tian Jinren não retornou ao Antigo Pomar de Ameixeiras; partiu diretamente da Cidade de Zhaoge.

Seu cultivo sofreu um dano severo, incapacitando-o de perscrutar os segredos celestiais pela próxima década.

Mais grave ainda, seu espírito fora profundamente ferido, e ignorava-se quando lograria recuperar-se.

Será que as águas límpidas e o som das leituras na Academia do Cervo Branco seriam capazes de aplacar-lhe o ânimo?

Qual seria a reação daquele Deus da Espada à margem do Mar Ocidental ao tomar ciência do ocorrido?

……

A notícia da partida de Tian Jinren de Zhaoge abalou a muitos e suscitou inúmeras conjecturas.

Havia quem afirmasse tratar-se de um comportamento reservado aos grandes sábios: cumprida a missão, sacodem as vestes e partem, ocultando nome e glória, sem desejar prolongar-se no mundo secular.

Outros diziam que ele exaurira suas energias pelo destino e futuro da nação, perscrutando os caminhos celestiais ao limite, pelo que sofrera o revés do Dao, vendo sua longevidade e reino de cultivo gravemente comprometidos, necessitando de repouso absoluto.

Jiu sabia perfeitamente que tais boatos eram falsos.

Ao observar a expressão dele, Zhao Layue também intuiu vagamente a verdade dos fatos. Sentiu um misto de surpresa e naturalidade, curiosa apenas sobre o método por ele empregado.

Jiu absteve-se de explicações, limitando-se a ponderar que por trás daqueles dois boatos devia haver a mão invisível de certas facções da corte e da Seita da Espada do Mar Ocidental, o que julgou aborrecido.

Não que a situação fosse de difícil resolução; o incômodo era o aborrecimento em si mesmo.

Envolver-se em tais tramas e maquiná-las causava-lhe profunda contrariedade.

O mesmo pensava Zhao Layue.

Então, ambos pensaram simultaneamente numa mesma coisa.

Da próxima vez que saíssem da Montanha Qingshan para deambular pelo mundo mortal, deveriam trazer Gu Qing consigo.

Zhao Layue ignorava previamente o sucedido; procurara Jiu motivada por outro assunto.

— Sabes se Sua Majestade irá?
— Ir para onde?
— Para assistir ao jogo de xadrez.