Capítulo 128 — Disputa pela liderança

O Escrivão Qin Novas séries de julho 3018 palavras 2026-04-01 16:29:56

Quando Heifu e seus subordinados chegaram ao acampamento ao sul da cidade de Waihuang, descobriram que o lugar havia se transformado num verdadeiro “campo de melões”: diante do portão do acampamento, antes completamente vazio, agora se amontoavam, em fileiras cerradas, incontáveis objetos redondos, acompanhados por um intenso cheiro de cadáveres e sangue...

Aqueles objetos eram cabeças humanas. Parecia uma cena de algum filme de terror: por onde quer que Heifu olhasse, havia cabeças — centenas delas!

Naquele momento, o exército de Qin as dispunha em fila para avaliar os méritos e distribuir recompensas. Desde a época de Shang Yang, estava determinado:

“Após a batalha, exponham-se três cabeças por três dias; então, o general, convencido de sua autenticidade, deverá conceder aos soldados e oficiais os títulos correspondentes aos seus méritos.”

Em outras palavras, depois da batalha, as cabeças inimigas capturadas deveriam ser exibidas ao público durante três dias, enquanto os oficiais da lei militar verificavam sua autenticidade. Passado esse período, se o general julgasse que não havia erro, os títulos seriam distribuídos conforme os méritos de cada homem. Esse procedimento era chamado de “verificação das cabeças”.

Agora já era março, e o tempo começava a esquentar. Sob o sol forte, o odor... bem, era fácil imaginar. Aquela etapa seria profundamente desagradável não apenas para as pessoas dos tempos modernos, mas também para qualquer habitante dos Seis Reinos.

Por isso, depois de testemunhar uma cena semelhante, o erudito confuciano Lu Zhonglian, do reino de Qi, voltou para casa e declarou com convicção aos conhecidos:

“Esse Qin é um reino que abandonou os ritos e a justiça, elevando acima de tudo o mérito obtido por meio de cabeças inimigas!”

Na verdade, não estava totalmente errado.

Até Heifu e seus homens tiveram de se aproximar tapando o nariz. Ainda assim, em meio àquele ambiente repulsivo, um grupo de pessoas permanecia no centro do “campo de melões”, apontando, discutindo e debatendo.

Um oficial da lei militar estava sentado sobre uma esteira de palha, franzindo a testa enquanto registrava algo numa tabuleta de madeira. Ao lado, dois envolvidos, amarrados e pressionados ao chão por soldados, eram submetidos ao rigoroso interrogatório de vários funcionários subalternos.

Um deles era Gong Ao, subordinado de Heifu!

— Oficial!

Heifu aproximou-se depressa. Não perguntou de imediato qual crime Gong Ao havia cometido. Em vez disso, seguindo o procedimento, curvou-se diante do oficial e disse:

— Heifu, chefe da companhia de Xin, sob o comando do comandante dos quinhentos Yi, juntamente com os homens de Xin, capturou quatro cabeças dentro da cidade. Solicito ao oficial que faça a verificação!

O oficial da lei militar tinha o rosto quadrado e aparentava cerca de quarenta anos. Pela roupa, provavelmente era um nobre de baixa patente. Ao ouvir que os homens de Xin haviam obtido novas cabeças, mandou alguns funcionários de soldo reduzido buscar as cabeças carregadas por Li Xian para examiná-las. Depois ordenou:

— Verifiquem-nas com cuidado. Certifiquem-se de que não haja entre elas cabeças de jovens estudantes ou de mulheres.

Enquanto falava, soltou uma risada fria:

— Há pouco, uma companhia veio apresentar cabeças e declarou ter abatido dezessete inimigos. No entanto, cinco eram cabeças de mulheres ou crianças. Matar inocentes e usurpar méritos é crime grave segundo a lei militar: não haverá recompensa, e ainda haverá severa punição! O chefe daquela companhia, no mínimo, será condenado por falsidade. Perderá o título e será exilado para defender a fronteira!

Ao ouvir aquilo, Heifu lançou um olhar de soslaio para Li Xian, que começou a ficar inquieto. Em seu íntimo, porém, Li Xian pensava:

“Naquela hora, eu também queria matar aquele velho de cabelos grisalhos. Ninguém determinou que um ancião não pudesse ser um espadachim errante e lutar sobre as muralhas. Se o oficial insistir nas perguntas, basta todos manterem a mesma versão. O chefe da companhia é honesto demais...”

As quatro cabeças capturadas pelos homens de Heifu eram legítimas, portanto não houve problema. Logo foram colocadas junto das doze tomadas anteriormente no ataque ao lado oeste da cidade. Aquele “campo de melões” parecia desorganizado, mas, na verdade, as cabeças estavam dispostas segundo a ordem de cada companhia.

Só então Heifu apontou para Gong Ao, que era interrogado pelos funcionários a dez passos dali, e perguntou:

— Oficial, este homem é o chefe de esquadra de Xin. Não sei que crime cometeu para ser amarrado aqui.

— Então ele é seu subordinado.

O oficial militar balançou a cabeça e contou a Heifu o que havia acontecido.

Cerca de um quarto de hora antes, uma companhia trouxera Gong Ao e outro homem diante do oficial, juntamente com uma cabeça coberta de poeira. O chefe daquela companhia explicou que, enquanto seus homens vasculhavam o norte da cidade em busca de inimigos remanescentes, haviam encontrado dois soldados lutando e disputando uma cabeça. Por isso, os capturaram e os levaram até ali.

— Eu não disputei a cabeça!

Com o rosto pressionado contra o chão, Gong Ao gritou com dificuldade:

— Fui eu quem a decepou!

O outro homem, um soldado de Qin magro e ressequido, que estava diante dele, também se apressou em bradar:

— Oficial, julgue com clareza! Fui eu quem cortou essa cabeça. Eu estava prestes a prendê-la à cintura quando este homem apareceu. Como não havia obtido nenhuma cabeça, ficou imediatamente tomado pela inveja. Ao perceber que eu era fraco, concebeu más intenções, desembainhou a espada e tentou roubá-la. Foi assim que começamos a lutar!

Os dois sustentavam versões opostas, e o oficial militar teve dificuldade para decidir.

Disputas por cabeças eram algo corriqueiro. Aconteciam em todas as batalhas. Às vezes havia mais de dez casos numa única campanha; em certas ocasiões, soldados de Qin chegavam a matar os próprios companheiros, decepando as cabeças dos retardatários para apresentá-las como troféus.

Pois, ao contrário dos exércitos dos outros reinos, os homens de Qin perseguiam com entusiasmo aquelas cabeças ensanguentadas e fétidas, das quais as pessoas comuns fugiriam horrorizadas. Alguns chegavam a lutar ferozmente por elas. Aos olhos dos homens de Qin, uma cabeça humana já não era uma cabeça humana, mas sim uma moeda forte, capaz de ser trocada por títulos e honrarias!

Nessas situações, o oficial militar precisava agir como um magistrado das prisões dos distritos e condados: convocava testemunhas e interrogava cada uma delas minuciosamente.

Contudo, tanto Bu Cheng, que acompanhara Gong Ao, quanto os companheiros do outro soldado — chamado Man — só haviam chegado quando os dois já se enfrentavam de espada em punho. Nenhum deles vira como a disputa começara.

A lei militar era severa, e Bu Cheng naturalmente não ousava mentir. Os companheiros de Man tampouco. Assim, depois de interrogar todos, o oficial não obtivera resultado algum. Restava-lhe julgar com base nos depoimentos dos dois homens e nas características da cabeça.

Nesse momento, um médico encarregado de tratar os feridos e de auxiliar na inspeção das cabeças chegou carregando o relatório sobre aquela cabeça disputada. O oficial o recebeu e leu:

“Cabeça examinada: cabelo curto; há um ferimento no canto esquerdo da testa, com cinco dedos de comprimento e profundidade até o osso, semelhante a uma marca de espada; o corte no pescoço é curto e irregular...”

O oficial ordenou imediatamente que examinassem as armas de Gong Ao e de Man. Ambas eram espadas e estavam manchadas de sangue. Por isso, ainda não era possível determinar quem havia matado o homem e decepado sua cabeça.

Heifu e seus homens haviam acompanhado todo o processo de lado. Depois de prestar depoimento, Bu Cheng aproximou-se e sussurrou ao ouvido de Heifu:

— Chefe, quando Gong Ao foi incorporado à nossa companhia sob as muralhas de Daliang, ele disse que pretendia acumular méritos suficientes para que seu título não fosse inferior ao do senhor. Será que ele...

Bu Cheng suspeitava de Gong Ao. Nunca tivera simpatia por aquele descendente de um clã decadente, que sempre ostentava uma expressão arrogante.

Heifu, porém, balançou a cabeça e respondeu em voz baixa:

— Embora eu também não goste de Gong Ao, conhecendo seu temperamento, não creio que ele fosse capaz de disputar uma cabeça.

E era verdade. Gong Ao carregava todos os defeitos desagradáveis de um descendente da nobreza decadente: não tratava os outros com cortesia e era extremamente altivo. Mas justamente esse orgulho fazia com que considerasse indigno disputar uma cabeça.

Durante o ataque às muralhas, Gong Ao fora o segundo homem a alcançar o topo, logo depois de Dongmen Bao. Com a ajuda deste, matara pessoalmente um espadachim errante. No entanto, quando Heifu se preparava para dividir internamente as cabeças, Gong Ao, com uma expressão altiva, entregara aquela cabeça a Dongmen Bao, que fora retirado ferido do campo.

Embora não o tivesse dito em voz alta, sua intenção era evidente: admirava a coragem de Dongmen Bao e pretendia ceder-lhe o troféu que deveria ser seu, para ajudá-lo a completar três cabeças e assim ascender diretamente do título de Guerreiro Público ao de Nobreza de Grampo. Para passar do grau de Nobreza Superior ao de Nobreza de Grampo, bastavam duas cabeças.

— Eu não chegaria ao ponto de disputar uma cabeça com um homem que está prestes a morrer.

Naquela ocasião, Gong Ao pronunciara essas palavras com uma expressão presunçosa.

Isso fez Heifu lembrar-se de uma história.

No sul havia uma ave nobre chamada yuanchu. Dizia-se que ela se considerava tão distinta que só pousava em árvores parasol, só comia frutos de bambu e só bebia água de uma fonte cristalina. Certa vez, uma ave carniceira chamada chi encontrou um rato morto. Justamente quando o yuanchu passava por ali, a ave carniceira ergueu a cabeça e começou a gritar, apavorada com a possibilidade de que o yuanchu tentasse roubar-lhe a carcaça...

É claro que Gong Ao não podia ser comparado a um verdadeiro yuanchu, mas seu orgulho afetado não ficava muito atrás.

Como ele próprio declarou, corando enquanto defendia sua honra:

— Se não tivesse sido eu a cortar a cabeça com minhas próprias habilidades, eu jamais me daria ao trabalho de usá-la para obter mérito. Por que haveria de disputá-la com outra pessoa?

Vendo que a língua afiada de Gong Ao começava a ofender os presentes e até deixava o oficial militar irritado, Heifu apressou-se a intervir. Curvou-se e disse:

— Oficial, os dois homens sustentam versões opostas, e nem a cabeça nem as armas permitem determinar quem fez o corte. Tenho uma ideia...

— Você?

Um dos funcionários de soldo reduzido ao lado do oficial lançou a Heifu um olhar desconfiado. Pensando que ele pretendia defender seu subordinado, disse:

— Chefe de companhia, cabe a nós, oficiais da lei, cuidar deste assunto. Por que se intromete? Acaso também entende de julgamentos?

— É claro que entendo.

O funcionário fora insolente, mas Heifu não se irritou. Pelo contrário, sorriu.

Que piada! Desfiar os fatos, procurar provas e descobrir a verdade — essa fora sua antiga especialidade quando atuava como o Cão Celestial de Qin!

Heifu ignorou o funcionário e dirigiu-se diretamente ao oficial militar, fazendo uma reverência:

— Sou um homem sem grandes talentos, mas antes de me alistar era chefe de uma estação postal no distrito de Anlu, no comando de Nanjun. Já solucionei três grandes casos que chocaram todo o distrito. Isso só foi possível graças à orientação e aos ensinamentos do magistrado da prisão e do secretário do condado. Ainda conheço um pouco dos métodos de investigação e das técnicas de julgamento. Por que não experimentamos meu método? Quem está certo ou errado, quem diz a verdade ou mente, ficará claro assim que tentarmos!